Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

Telescópio espacial Hubble deteta estrela mais distante

O telescópio espacial Hubble detetou a estrela até agora mais distante, a 12,9 mil milhões de anos-luz da Terra, quando o Universo era uma "criança", foi hoje divulgado.

Telescópio espacial Hubble deteta estrela mais distante
Notícias ao Minuto

18:15 - 30/03/22 por Lusa

Tech Hubble

A estrela, batizada com o nome de Earendel, que significa "estrela da manhã" em inglês antigo, terá pelo menos 50 vezes a massa do Sol e é milhões de vezes mais brilhante.

O recorde anterior pertencia a uma estrela observada quando o Universo tinha cerca de quatro mil milhões de anos (a idade estimada do Universo é 13,8 mil milhões de anos).

A deteção da Earendel foi possível porque a sua luz foi ampliada e distorcida por lentes gravitacionais, que se formaram devido a uma distorção no espaço-tempo causada pela presença de um corpo de grande massa, no caso um aglomerado de galáxias entre a estrela e o campo de observação do telescópio.

Segundo um comunicado da Agência Espacial Europeia (ESA), parceira no telescópio Hubble, a composição da Earendel "será de grande interesse para os astrónomos", uma vez que "se formou antes de o Universo ser preenchido com os elementos pesados produzidos por sucessivas gerações de estrelas maciças".

Os astrónomos esperam obter dados mais precisos da Earendel com o novo telescópio espacial James Webb, em órbita desde janeiro e que observará as primeiras galáxias e estrelas do Universo.

Os resultados da descoberta foram publicados na revista científica Nature.

Leia Também: Telescópio Hubble capta fotografia que mostra fusão de três galáxias

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório