Meteorologia

  • 27 JUNHO 2022
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Desenvolvida solução para avaliar contaminação por antibióticos em águas

Investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), no Porto, desenvolveram uma solução que, com recurso ao telemóvel, permite avaliar a contaminação por antibióticos em águas ambientais, foi hoje anunciado.

Desenvolvida solução para avaliar contaminação por antibióticos em águas
Notícias ao Minuto

20:04 - 15/03/22 por Lusa

Tech Água

Numa nota partilhada no 'site' da Universidade do Porto, o instituto refere que a solução, desenvolvida no âmbito do projeto S-MODE -- 'Screening of antibiotic contamination by mobile devices', contribuirá para a "monitorização e proteção dos ecossistemas".

A solução permite, com recurso a um telemóvel, avaliar a contaminação por antibióticos, em "tempo real", em águas ambientais.

No desenvolvimento da inovação estiveram também envolvidos investigadores da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), a LAQV-REQUIMTE e do Instituto de Ciências Biomédica Abel Salazar (ICBAS).

Citado na nota, o investigador Helder Oliveira, esclarece que a tecnologia combina com uma aplicação móvel (compatível com os sistemas operativos Android e iOS) e um algoritmo de processamento de imagem, baseado em 'machine learning', que "incorporado no telemóvel permite avaliar a contaminação".

A solução permite também a elaboração de um "mapeamento imediato" dos locais onde decorrem as colheitas. 

"Será possível fazer uma avaliação em tempo real da contaminação de recursos aquíferos, permitindo também a monitorização da descarga de efluentes, por exemplo, a partir de estações de tratamento", esclarece o investigador.

Segundo Helder Oliveira, a solução pode, por isso, ser "encarada como uma garantia de proteção dos ecossistemas, considerando os baixos limites de deteção, na ordem do micrograma por litro, que serão atingidos". 

A tecnologia, que se encontra em fase de protótipo, foi testada em ambiente real.

O projeto S-MODE contou com um orçamento de cerca de 240 mil euros, cofinanciado pelo programa Compete 2020 e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Leia Também: 'Ukraine Take Shelter': Jovens criam espécie de 'Airbnb' para refugiados

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório