Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Filha de astronauta e apresentador lançados no espaço em missão de Bezos

Laura Shepard Churchley, filha de Alan Shepard, um dos primeiros astronautas norte-americanos, e o apresentador de televisão Michael Strahan foram lançados hoje no espaço pela companhia Blue Origin, do multimilionário Jeff Bezos.

Filha de astronauta e apresentador lançados no espaço em missão de Bezos
Notícias ao Minuto

16:51 - 11/12/21 por Lusa

Tech Blue Origin

O foguetão New Shepard partiu às 10:02 locais (15:02 em Lisboa) de uma área deserta no estado do Texas, perto da pequena cidade de Van Horn.

A partida estava inicialmente prevista para as 09:45 locais.

No total, a bordo, seguiram seis pessoas, sendo que quatro delas pagaram para fazer a viagem suborbital.

Esta missão, que se concluiu dez minutos depois com a aterragem da cápsula com os viajantes, foi a terceira com humanos a bordo da firma de Bezos e a 19.ª do New Shepard ao espaço, destacou a Blue Origin na sua conta no Twitter.

O foguetão elevou-se a mais de cem quilómetros, altitude considerada como a fronteira do espaço exterior, antes de regressar sem contratempos à Terra.

Além de Laura Shepard Churchley e Michael Strahan -- conhecido apresentador e ex-jogador profissional de futebol americano --, que foram convidados, integraram a denominada missão NS-19 o executivo de indústria espacial Dylan Taylor, o investidor Evan Dick, assim como o empresário Lane Bess e o seu filho Cameron Bess.

Os viajantes foram recebidos com aplausos e emocionados abraços por uma equipa da Blue Origin liderada por Bezos, que abriu a porta da cápsula.

Bezos inaugurou em 20 de julho os voos de turismo espacial da sua empresa com uma viagem na New Shepard, que nessa ocasião superou os 106 quilómetros de altitude.

Nesse voo, esteve acompanhado do seu irmão Mark, da aviadora de 82 anos Wally Funk e de Oliver Daemen, um estudante de 18 anos dos Países Baixos e filho de um multimilionário.

No dia 13 de outubro, o ator William Shatner, o mítico capitão Kirk da serie de ficção científica Caminho das Estrelas (Star Trek, em inglês), tornou-se aos 90 anos a pessoa mais idosa a viajar para o espaço a bordo da New Shepard.

Juntamente com Shatner viajaram Chris Boshuizen, cofundador da companhia de nanosatélites Planet Labs, e Glen de Vries, cofundador de uma plataforma de investigação clínica, que pagaram para ir ao espaço.

Essa missão integrou ainda Audrey Powers, vice-presidente da Missão e Operações de Voo da Blue Origin.

Leia Também: NASA apoiará lançamento de estação espacial da Blue Origin

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório