Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

"Consegui um asteroide mas não consigo deixar de ter contratos precários"

Nuno Peixinho reagiu ao facto de um asteroide passar a ter o seu nome. Decisão foi do Grupo de Trabalho para a Nomenclatura de Pequenos Corpos da União Astronómica Internacional.

"Consegui um asteroide mas não consigo deixar de ter contratos precários"
Notícias ao Minuto

22:56 - 23/06/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Tech Nuno Peixinho

p'ra mim...!!! Consegui ter um asteroide para sempre mas não consigo deixar de ter contratos precários..." Foi esta a reação do astrofísico português Nuno Peixinho, na sua página pessoal no Facebook, no dia em que foi sabido que um asteroide recebeu o seu nome.

Na passada segunda-feira, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), onde é investigador, anunciou que, por decisão do Grupo de Trabalho para a Nomenclatura de Pequenos Corpos da União Astronómica Internacional (UAI), o corpo anteriormente designado (40210) 1998 SL56 passa a chamar-se (40210) Peixinho

Descoberto em 16 de setembro de 1998, numa campanha de observações do Observatório de Lowell, nos Estados Unidos, o asteroide Peixinho pertence à Cintura de Asteroides, entre as órbitas de Marte e Júpiter, e orbita o Sol a uma distância média três vezes superior à que separa o Sol e a Terra, completando uma órbita em cerca de 5,3 anos.

Quem é Nuno Peixinho? 

Nuno Peixinho, igualmente astrofísico da Universidade de Coimbra, é o único português de uma extensa lista de nomes de cientistas que foram atribuídos em junho a pequenos corpos celestes pela UAI, dirigida pela astrónoma portuguesa Teresa Lago.

O asteroide Peixinho "é o tipo de asteroide que, se viesse em direção à Terra, poderia causar um evento de extinção em massa", assinalou em comunicado.

"Saber que há agora aí pelo espaço um asteroide com o mesmo tamanho daquele que, presumivelmente, ao colidir com a Terra há 66 milhões de anos levou à extinção em massa do Cretáceo-Paleogeno, onde se incluem os famosos dinossauros... deixa-me sem palavras", comentou, citado na nota, o astrofísico português, especialista na caracterização física e química de pequenos corpos do Sistema Solar.

Leia Também: Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório