Meteorologia

  • 26 JULHO 2021
Tempo
28º
MIN 18º MÁX 28º

Edição

"Consegui um asteroide mas não consigo deixar de ter contratos precários"

Nuno Peixinho reagiu ao facto de um asteroide passar a ter o seu nome. Decisão foi do Grupo de Trabalho para a Nomenclatura de Pequenos Corpos da União Astronómica Internacional.

"Consegui um asteroide mas não consigo deixar de ter contratos precários"

p'ra mim...!!! Consegui ter um asteroide para sempre mas não consigo deixar de ter contratos precários..." Foi esta a reação do astrofísico português Nuno Peixinho, na sua página pessoal no Facebook, no dia em que foi sabido que um asteroide recebeu o seu nome.

Na passada segunda-feira, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), onde é investigador, anunciou que, por decisão do Grupo de Trabalho para a Nomenclatura de Pequenos Corpos da União Astronómica Internacional (UAI), o corpo anteriormente designado (40210) 1998 SL56 passa a chamar-se (40210) Peixinho

Descoberto em 16 de setembro de 1998, numa campanha de observações do Observatório de Lowell, nos Estados Unidos, o asteroide Peixinho pertence à Cintura de Asteroides, entre as órbitas de Marte e Júpiter, e orbita o Sol a uma distância média três vezes superior à que separa o Sol e a Terra, completando uma órbita em cerca de 5,3 anos.

Quem é Nuno Peixinho? 

Nuno Peixinho, igualmente astrofísico da Universidade de Coimbra, é o único português de uma extensa lista de nomes de cientistas que foram atribuídos em junho a pequenos corpos celestes pela UAI, dirigida pela astrónoma portuguesa Teresa Lago.

O asteroide Peixinho "é o tipo de asteroide que, se viesse em direção à Terra, poderia causar um evento de extinção em massa", assinalou em comunicado.

"Saber que há agora aí pelo espaço um asteroide com o mesmo tamanho daquele que, presumivelmente, ao colidir com a Terra há 66 milhões de anos levou à extinção em massa do Cretáceo-Paleogeno, onde se incluem os famosos dinossauros... deixa-me sem palavras", comentou, citado na nota, o astrofísico português, especialista na caracterização física e química de pequenos corpos do Sistema Solar.

Leia Também: Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório