Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

SpaceX. Foguetão aterra com sucesso mas volta a explodir durante teste

O protótipo de um gigantesco foguetão com que a empresa privada espacial SpaceX pretende chegar a Marte explodiu na quarta-feira após a aterragem, o terceiro a explodir durante testes, nos Estados Unidos.

SpaceX. Foguetão aterra com sucesso mas volta a explodir durante teste
Notícias ao Minuto

06:38 - 04/03/21 por Lusa

Tech SpaceX

A aeronave, sem tripulação, era um modelo conhecido como Starship, com quase 50 metros de comprimento e capacidade para transportar até 100 toneladas de carga.

O foguetão foi lançado da base da SpaceX em Boca Chica, no estado do Texas, e ascendeu cerca de 10 quilómetros, antes de regressar ao ponto de partida, onde aterrou, incendiando-se no entanto minutos depois, após uma enorme explosão.

No momento em que o protótipo aterrou, inicialmente sem problemas, o proprietário da SpaceX, o multimilionário Elon Musk, congratulou-se com o aparente sucesso dos testes.

"A Starship SN1 aterrou inteira!" escreveu na rede social Twitter o fundador da empresa norte-americana SpaceX, Elon Musk, uma hora depois da explosão em Boca Chica, numa zona desértica do estado norte-americano do Texas, próximo da fronteira com o México.

"A equipa SpaceX está a fazer um ótimo trabalho! Um dia, a verdadeira medida do sucesso vai ser a banalidade dos voos espaciais", acrescentou o milionário numa segunda mensagem.

"Foi uma magnífica e suave aterragem", afirmou o comentador da SpaceX, John Insprucker, num comentário em direto através do canal da empresa.

No entanto, as chamas no foguete não tripulado eram visíveis enquanto eram extintas pelas equipas presentes no local e alguns minutos depois uma grande explosão fez levantar o aparelho que acabou por se "estilhaçar" no chão, referem os repórteres da agência France Presse.

"Como se o teste não tivesse sido suficientemente empolgantes, o SN10 'experimentou uma desmontagem' rápida e não planeada logo após a aterragem", escreveu em tom de brincadeira a empresa SpaceX no portal oficial sem fornecer mais detalhes sobre a explosão.

Dois protótipos anteriores tiveram a mesma sorte no momento da aterragem, em dezembro de 2020 e no início de fevereiro.

A companhia aeroespacial de Musk é conhecida pela estratégia agressiva no desenvolvimento rápido de aeronaves, o que já provocou várias explosões nos seus voos experimentais.

É a bordo deste foguetão, quando estiver operacional, que o milionário japonês Yusaku Maezawa deverá viajar à volta da Lua.

Na quarta-feira, o milionário japonês, conhecido pelos gestos excêntricos, prometeu oito passagens para pessoas do mundo inteiro na viagem de turismo espacial, prevista para 2023.

O empresário japonês, fundador da ZozoTown (uma plataforma de vendas 'online' de artigos de moda, a maior do Japão), foi o primeiro cliente privado a reservar um lugar no voo operado pela empresa aeroespacial SpaceX, fundada pelo também milionário Elon Musk, por um montante não divulgado.

[Notícia atualizada]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório