Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

TaskRabbit. Chegou plataforma que espera criar oportunidades de trabalho

A plataforma TaskRabbit chega hoje a Portugal para ajudar a criar oportunidades de trabalho, esperando alcançar 50.000 utilizadores durante o primeiro ano, disse hoje a responsável pelo mercado português, Begüm Zarmann, à Lusa.

TaskRabbit. Chegou plataforma que espera criar oportunidades de trabalho
Notícias ao Minuto

10:56 - 19/11/20 por Lusa

Tech Inovação

"Somos basicamente uma rede que visa tornar o dia-a-dia um pouco mais fácil", que conecta a comunidade local com pessoas "qualificadas" que prestam serviços em várias áreas, desde a montagem de móveis, canalização, limpeza, reparações domésticas, entre outros, explicou a diretora da TaskRabbit Europa e responsável pelos mercados alemão, espanhol e agora o português, Begüm Zarmann.

Se por um lado, a plataforma digital permite "oferecer oportunidades de trabalho para as comunidades locais", através de uma rede onde se inscrevem a oferecer os seus serviços, por outro é garantida a "oferta de um sistema que seja conveniente, rápido e de alta qualidade, onde as pessoas podem obter ajuda em casa", acrescentou a responsável.

A norte-americana TaskRabbit, que em 2017 foi comprada pelo grupo Ingka (dono da cadeia Ikea), começou como uma 'startup' (empresa em início de atividade com potencial de crescimento rápido) em 2008, criada por Leah Busque, em Boston. A ideia desta plataforma digital surgiu da necessidade de Busque em comprar comida para o cão, mas não ter literalmente tempo para o fazer.

"Damos acesso a 95 milhões de pessoas em todo o mundo aos nossos serviços. Agora, Portugal é o sétimo país e temos mais 10 milhões", afirmou Begüm Zarmann, salientando que este é o primeiro país em que a TaskRabbit faz um lançamento nacional.

"Normalmente entramos em áreas específicas e depois crescemos" no mercado, explicou.

A partir de hoje, esta rede digital conta já com 4.500 registos em Portugal.

"São bem-vindos todos aqueles que queiram oferecer os seus serviços" em cerca 50 categorias disponíveis na plataforma, os denominados 'taskers', definindo a área onde prestam serviço, que pode também passar por ir às compras pelos clientes.

A plataforma garante que todos os 'taskers' passam por um processo de verificação, desde a sua identificação, competências sobre os serviços que prestam, a fim de garantir uma oferta fiável para os clientes.

São os 'taskers' que definem as suas próprias tarifas e, normalmente, conseguem auferir mais do dobro do salário mínimo local, segundo a empresa.

Em Portugal, a TaskRabbit estima que a remuneração dos 'taskers' seja, em média, 12 euros por hora, aumentando em serviços mais especializados.

O modelo de negócio desta rede passa pela cobrança de uma taxa aos clientes que contratam os 'taskers', a qual garante "a segurança durante todo o processo" e que serve de garantia até 10.000 euros se algo correr mal durante um serviço contratado.

Portugal estava "no radar" da empresa há muito tempo e, apesar da pandemia, a TaskRabbit decidiu entrar, nomeadamente por ser uma oportunidade de criação de trabalho, mas também de facilitador da vida dos consumidores.

"Portugal é um país chave para os nossos esforços de expansão, em primeiro lugar porque tem um forte ecossistema de 'startups'", além de que a relação dos consumidores portugueses com a Ikea "coloca-nos numa forte posição desde o início", salientou.

"Há fatores externos [a pandemia], mas estimamos que durante o próximo ano tenhamos 50.000 novos utilizadores na plataforma em Portugal", disse, quando questionada sobre qual a meta para o mercado português.

A empresa conta com a ligação à Ikea para prestar serviços de montagens de móveis.

Em período de pandemia, a plataforma espera ajudar as pessoas a criar "oportunidades de trabalho ou a ter um complemento salarial", ao fazer trabalhos extra, como um segundo emprego.

"Podem escolher em criar o seu próprio negócio e oferecer os seus serviços através da TaskRabbit. Ou até ajudar pequenos negócios em focarem-se na sua área de especialização", salientou Begüm Zarmann.

Durante a pandemia, a TaskRabbit está a reembolsar o valor dos equipamentos de proteção individual, de forma a garantir que os 'taskers' estejam em segurança durante a realização das suas tarefas.

No ano passado, mais de um milhão de clientes usaram a plataforma e 'taskers' ganharam mais de 130 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório