Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

É oficial. O iPhone 12 é o novo topo de gama da Apple

Os interessados poderão escolher entre quatro modelos, cada um deles com várias cores á disposição.

Notícias ao Minuto

18:18 - 13/10/20 por Miguel Patinha Dias

Tech Apple

A recorrência e precisão dos rumores não deixavam margem para dúvidas. A Apple apresentaria esta quarta-feira, dia 14, os seus novos topos de gama e, felizmente, a tecnológica de Cupertino não quis deixar os fãs muito mais tempo à espera.

Depois de um evento em setembro focado no Apple Watch e iPad onde foi sentida a ausência de um novo telemóvel, eis que a Apple está de volta pouco tempo depois para oficializar a sua nova série de topos de gama: o iPhone 12.

Os interessados poderão escolher entre quatro modelos distintos, nomeadamente o iPhone 12, o iPhone 12 mini, o iPhone 12 Pro e o iPhone 12 Pro Max. Como seria de esperar, há algumas diferenças entre eles mas, olhando para as semelhanças, fica clara qual é a ambição da Apple com esta nova série.

A grande novidade é a chegada do 5G ao iPhone em todos os modelos, uma nova geração que permite maior velocidade e menor latência na ligação, além de menos complicações com zonas mais densas como estádios desportivos ou aeroportos. A Apple acredita que a adoção do 5G permitirá chegar a novas inovações, uma tendência que a empresa pretende aplicar nos novos iPhones.

Sobre o iPhone 12 propriamente dito, o telemóvel tem um ecrã Super Retina XDR de 6.1 polegadas com mais resolução e contraste de cor e um novo vidro protetor da Corning, de nome Ceramic Shield. A Apple garante que este é o vidro "mais duro num smartphone", mostrando-se confiante com a prestação do Ceramic Shield para evitar danos em acidentes.

Quanto ao novo design, o iPhone 12 tem laterais retas que lhe conferem um look mais clássico e que será do agrado dos fãs de longa data da Apple. A Apple refere que o iPhone 12 é 11% mais fino, 15% mais pequeno e 16% mais leve que o antecessor.

No que diz respeito ao desempenho, a Apple adiantou que o iPhone 12 inclui o A14 Bionic. A empresa diz que o processador em questão é "o mais poderoso alguma vez integrado num smartphone", apontando para os 11.8 mil milhões de transístores. Neste ponto, a tecnológica de Cupertino refere que o CPU e o GPU são 50% mais rápidos do que o antecessor.

Esta maior potência ajudará o iPhone a tornar-se uma máquina de jogos mais capaz, o que será aproveitado por 'League of Legends: Wild Rift', versão mobile do popular jogo online que promete tornar os jogadores de iPhone mais competitivos no jogo. Além disso, o novo A14 Bionic será capaz de exibir as personagens com um detalhe inédito.

Notícias ao Minuto© Apple

A câmara também promete uma boa experiência de fotografia com dois sensores de 12MP, com a Apple a ter dado particular atenção ao desempenho em situações de iluminação mais reduzida com o que chama de "fotografia computacional", presente tanto na câmara traseira como frontal. A experiência de vídeo também foi alvo de melhorias, com um novo modo 'time lapse' dedicado ao modo noturno.

O iPhone 12 também permitiu à Apple integrar o sistema MagSafe no smartphone, que consiste em incluir ímanes na face traseira para melhorar a experiência de carregamento sem fios. Com o MagSafe, a Apple garante que o iPhone 12 está na posição certa no carregador sem fios. A acompanhar a introdução do MagSafe, a Apple fará chegar ao mercado uma série de novos acessórios que vão desde carregadores sem fios até capas protetoras e carteiras que podem ser 'colocadas' à face traseira do iPhone 12.

Foi neste ponto que a Apple confirmou o iPhone 12 mini, um dispositivo mais pequeno do que o iPhone 12 ao mesmo tempo que são mantidas todas as funcionalidades do seu 'irmão' de maiores dimensões. Na verdade, a Aple afirmou que o iPhone 12 mini é o "smartphone 5G mais perqueno do mundo", com um ecrã de apenas 5.4 polegadas.

O iPhone 12 e o iPhone 12 Mini estarão disponíveis no mercado em cinco cores diferentes: preto, branco, azul, verde e vermelho. O iPhone 12 estará disponível por 929 euros enquanto o iPhone 12 mini estará à venda a partir de 829 euros. O iPhone 12 chegará ao mercado no dia 23 de outubro e a pré-venda arranca esta sexta-feira, dia 16. Já o iPhone 12 mini chegará no dia 13 de novembro.

Notícias ao Minuto© Apple

iPhone (mais) 'premium'

Mais a Apple não se quis ficar por aqui no que diz respeito ao iPhone 12. A empresa anunciou também o iPhone 12 Pro e o iPhone 12 Pro Max, modelos 'premium' que incluem algumas das melhores funcionalidades da Apple. Além dos referidos Ceramic Shield, MagSafe, Super Retina  XDR, o iPhone 12 Pro tem um ecrã com 6.1 polegadas e o iPhone 12 Pro Max vai até aos 6.7 polegadas.

O processador A14 Bionic também se encontra presente nestes modelos Pro, que permitirá a estes modelos oferecer a melhor experiência de fotografia nos quatro sensores. Na câmara traseira teremos três sensores de 12MP (angular, ultra angular e telephoto) e ainda um sensor LIDAR. Além de melhorar a capacidade de focagem e desempenho em iluminação mais fraca, este sensor será capaz de 'desbloquear' mais capacidades de Realidade Aumentada. 

Uma das maiores funcionalidades do iPhone 12 Pro e do iPhone 12 Pro Max é o Apple ProRAW, que será lançada no final do ano. Esta funcionalidade combina múltiplas capacidades e processos de fotografia desenvolvidas pela Apple, capaz de criar versões altamente definidas de fotografias que abre possibilidades sem precedentes para edição posterior. No que diz respeito a vídeo, a Apple anunciou que será possível filmar em HDR o que, aliada às capacidades de filmar em 4K e 60fps, permitirá aos profissionais de vídeo terem uma experiência de grande qualidade.

O iPhone 12 Pro e o iPhone 12 Pro Max estarão disponíveis em quatro cores diferentes, nomeadamente cinzento, dourado, prateado e um novo azul escuro. O iPhone 12 Pro estará disponível por 1.179 euros e o iPhone 12 Pro Max poderá ser seu por 1.279 euros. O iPhone 12 Pro estará disponível para pré-compra no dia 16 de outubro, com venda no dia 23 e o iPhone 12 Pro Max no dia 6 de novembro para chegar no dia 13.

[Notícia atualizada]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório