Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Experiência sueca no Twitter vai chegar ao fim

Durante sete anos o país nórdico permitiu que durante uma semana um dos seus cidadãos fosse o curador da conta do Twitter.

Experiência sueca no Twitter vai chegar ao fim
Notícias ao Minuto

16:15 - 17/09/18 por Fábio Nunes

Tech Redes Sociais

Desde 2011, a conta oficial da Suécia no Twitter foi um verdadeiro exemplo de livre expressão. O Instituto Sueco e a Visit Sweden, uma entidade de turismo, criaram a campanha que permitiu que a cada semana um cidadão do país pudesse ser o curador da conta @sweden e fosse a voz da nação nórdica. Mas a experiência vai terminar no final deste mês, de acordo com o The New York Times.

Durante estes sete anos, os curadores puderam escrever sobre quase tudo desde assuntos mais pessoais, questões políticas, drogas ou escolhas de vestuário. No total, quando terminar a experiência, terão sido 356 curadores a escreverem pela Suécia e mais de 200 mil tweets.

A conta tem 147 mil seguidores e alguns países decidiram seguir o exemplo sueco. A Ucrânia começou o @Ukraine e a Finlândia o @peopleoffinland. Além disso, o apresentador e comediante Stephen Colbert, chegou a tenter ser curador do @sweden. Mas sendo norte-americano não teve esse privilégio.

Os curadores são escolhidos por um comité e têm de ter idades compreendidas entre os 15 e os 81 anos. Tinham de cumprir três regras simples: não violar a lei sueca, não promover marcas promocionais e não representarem uma ameaça à segurança. Deviam ainda ter em conta a linguagem usada e evitarem comentários racistas, sexistas ou homofóbicos.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório