Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

STCP deve ser "operador interno" para a Área Metropolitana do Porto

O PCP/Porto defendeu hoje que a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) passe a ser o "operador interno" de toda a Área Metropolitana do Porto e que o título 'Andante' sirva para todos os transportes daqueles concelhos.

STCP deve ser "operador interno" para a Área Metropolitana do Porto
Notícias ao Minuto

12:59 - 02/03/18 por Lusa

Política PCP

"A proposta é que progressivamente a STCP assuma o serviço em toda a Área Metropolitana do Porto", declarou hoje Jaime Toga, membro da Direção da Organização Regional do Porto (DORP) e do Comité Central do PCP, em conferência de imprensa na sede do PCP do Porto.

Para o comunista, este "é o momento" para a STCP se afirmar como "operador interno", porque todas as concessões de transportes públicos terminam no final de 2019.

A Área Metropolitana do Porto tem um total de 17 concelhos. O alargamento da gerência dos serviços pela STCP deve ser feito de forma "faseada e progressiva" e a partir do conjunto dos seis concelhos Porto, Matosinhos, Maia, Valongo, Gondomar e Gaia, explicou Jaime Toga.

O alargamento progressivo aos restante 11 deve começar a ser feito, por razões "evidentes de rentabilidade e de racionalidade", pelos concelhos que fazem fronteira com os seis concelhos já geridos pela STCP, designadamente Vila do Conde, Trofa e Santo Tirso.

A defesa da figura de um "operador interno" para toda a Área Metropolitana do Porto tem "enquadramento legal" e já está "consagrado no direito comunitário", acrescenta Toga.

A prioridade, defende o PCP, é criar condições para que a STCP possa operar na totalidade dos concelhos, com "mais viaturas" e "mais trabalhadores", designadamente mais motoristas.

Além da "medida de fundo" hoje defendida pelo PCP, partido que também anunciou ir solicitar uma reunião com o Conselho Metropolitano do Porto para apresentar àquela entidade as suas propostas, o passo seguinte para os comunistas é o alargamento do título 'Andante' a toda a área Metropolitana do Porto.

"Um caminho que tem, naturalmente, de ser articulado com outras medidas (...) é o alargamento do Andante a toda a Área Metropolitana do Porto, afirmando-o como título de transportes para todos os serviços, de todos os operadores, de todos os meios de transporte público que operem nessa área metropolitana", lê-se no comunicado entregue hoje aos jornalistas na conferência de imprensa.

O PCP diz que o chumbo àquela medida por parte do PS, PSD, CDS e BE não os vai fazer "abdicar" da medida que consideram ser de "inteira justiça" e que já está a ser posta em prática no concelho de Matosinhos, onde o 'Andante' foi alargado a "todas as carreiras" e pondo fim a situações de "duplicação de custos a que muitos utentes são sujeitos".

Para o PCP este é o momento para se considerar uma "resposta" que atenda às especificidades da Área Metropolitana do Porto, e se procure soluções "que melhore respondam" às necessidades das populações, tendo em conta o serviço de transportes como "elemento essencial" na mobilidade das pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório