Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

No debate sobre a limpeza das florestas, Ferreira Leite defende autarcas

A ex-ministra defende que não acha justo que "a pressão temporal esteja a ser atirada para cima" dos autarcas no que à limpeza das matas concerne.

No debate sobre a limpeza das florestas, Ferreira Leite defende autarcas
Notícias ao Minuto

23:39 - 01/03/18 por Filipa Matias Pereira

Política Prevenção

Nos últimos dias tem-se assistido a um debate tenso entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses, que não chegam a um entendimento relativamente à limpeza das florestas. Se por um lado o Governo advoga que esta matéria é da competência das autarquias, as próprias câmaras defende-se, alegando que não há verbas nem recursos humanos para tal.

Face às circunstâncias, Manuela Ferreira Leite, no habitual espaço de debate na antena da TVI 24, cita o Governo, salientando que o Executivo de António Costa defende que “a obrigatoriedade da limpeza das matas, nomeadamente as áreas de segurança que devem ser salvaguardados entre as florestas e as habitações, está prevista numa legislação que já dura há alguns anos, mas que as pessoas não cumprem. Isto não é novo. O que é novo é a forma de executar estas orientações”.

Na ótima da ex-ministra, este trabalho “é absolutamente nacional e a atuação do Governo deveria ser muito mais no sentido de mobilizar as pessoas para entrarem neste projeto, em vez de as criticarem. Assim não se chega a lado nenhum”.

Já em relação aos autarcas, que defendem não terem meios para, em tão curto espaço de tempo, cumprirem tal obrigatoriedade, “admito que seja uma pressão para obterem mais meios, mas não acho justo que esta pressão temporal esteja a ser atirada para cima deles”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório