Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Até que enfim que o PSD fala no SNS mas que fale para dizer ao que vem"

Ana Catarina Mendes, secretário-geral adjunta do PS, falou aos jornalistas à margem do encerramento do Congresso do PSD.

"Até que enfim que o PSD fala no SNS mas que fale para dizer ao que vem"
Notícias ao Minuto

15:40 - 18/02/18 por Anabela de Sousa Dantas com Lusa

Política PS

Ana Catarina Mendes dirigiu duras críticas ao discurso proferido este domingo por Rui Rio, acusando-o de esquecer “propositadamente” a “realidade dos dias de hoje”. “A sua retórica não condiz com aquilo que é a realidade dos dias de hoje e que Rui Rio se esqueceu propositadamente de referir”, atirou.

A secretária-geral adjunta do PS explicou que o país tem, nesta altura, o “maior crescimento económico desde o inicio do século”, uma “taxa de desemprego histórica só comparável ao anos de 2004”, um “crescimento efetivo de postos de trabalho”, o “défice mais baixo da história portuguesa” e uma dívida pública que começa a baixar.

A socialista defende, portanto, que aquilo a que se assistiu foi “Rui Rio a esquecer e omitir dados que são absolutamente relevantes para o futuro do país”.

Sobre os pontos enumerados no discurso do novo líder social-democrata, Ana Catarina Mendes destacou a intenção de se debruçar sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS). Parece “um pouco de remorsos, um pedido de responsabilidade à anterior direção do PSD, que deixou os serviços públicos depauperados”, atirou.

“Até que enfim que o PSD fala no SNS, mas que fale para dizer ao que vem, porque aquilo que pareceu foram mesmo remorsos daquilo que foi um ataque sem precedentes que durante 2011 e 2015 foi feito pelo PSD e pelo CDS aos serviços públicos, designadamente à Saúde”, criticou.

A secretária-geral adjunta do PS assinalou de "forma positiva", porém, a disponibilidade para o diálogo do novo presidente do PSD, embora lamentando que Rui Rio não tenha concretizado "propostas concretas".

"O PS sempre esteve disponível para todos os diálogos. Aquilo que se esperava neste Congresso também era que houvesse propostas concretas para sabermos que diálogo, mas é de sublinhar de forma positiva a intenção de Rui Rio de vir ao diálogo com o PS", defendeu Ana Catarina Mendes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório