Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

"Montenegro é livre de tomar decisões mas é momento de colaborar" com Rio

O antigo ministro Miguel Poiares Maduro defendeu hoje que o momento atual é de colaborar com o novo presidente do PSD e que, sendo Luís Montenegro "livre de tomar as decisões que entender", não se candidatou à liderança social-democrata.

"Montenegro é livre de tomar decisões mas é momento de colaborar" com Rio
Notícias ao Minuto

21:55 - 17/02/18 por Lusa

Política Poiares Maduro

Durante o segundo dia do 37.º Congresso Nacional do PSD, que decorre em Lisboa, o antigo ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional do Governo de Passos Coelho foi questionado pelos jornalistas sobre o discurso do ex-líder da bancada social-democrata Luís Montenegro que, na reunião magna do partido, anunciou que vai deixar a Assembleia da República em abril e disse que poderá disputar a liderança no futuro.

"O doutor Luís Montenegro é livre de dizer o que entender e é livre de tomar as decisões políticas que entender no futuro. Eu entendo que este é o momento de colaborar com esta liderança, na construção de um projeto político que permita ao país ter consciência de onde nós estamos e para onde precisamos de ir", disse.

Na opinião de Poiares Maduro, "há um momento para as pessoas declararem se estão ou não".

"Houve um momento de disputa de liderança no qual o doutor Luís Montenegro decidiu não ser candidato a líder. Para mim é a única coisa que eu sei e que é relevante neste momento", respondeu.

A política, na opinião do ex-governante, "tem que ter uma dimensão de competição, para as pessoas terem diferentes projetos dos quais possam escolher, e depois uma dimensão de cooperação".

"Nós fazemos parte do mesmo partido, tivemos uma competição eleitoral agora, escolhemos um líder. O momento é de cooperar e de cooperar com esse líder", concretizou.

Esta posição, para Poiares Maduro, não significa, no entanto, que as pessoas tenham que ter "as mesmas opiniões".

"Pelo contrário, o pluralismo de pontos de vista e a contribuição com diferentes posições - incluindo críticas - pode ser positiva se for dirigida, sobretudo, a ajudar o líder e a liderança do PSD a contribuir para que o país realmente tenha um projeto político que possa satisfazer a ambição dos portugueses, que não é seguramente aquilo a que nós temos assistido no nosso país", explicou.

Sobre o facto de o seu nome ter sido avançado na comunicação social como eventual nome para a direção de Rui Rio, Poiares Maduro respondeu que a única coisa que soube "foi o que estava nos jornais".

"Eu estou disponível sempre para participar e colaborar no meu partido, mas essa colaboração e essa cooperação pode ser feita de formas muito diferentes, não tem que ser feita através de participação nos órgãos do partido", acrescentou.

O professor universitário prometeu assim colaborar e contribuir "para que o PSD consiga apresentar aos portugueses um projeto político que permita retomar um caminho de reformas e crescimento sustentado".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório