Meteorologia

  • 12 DEZEMBRO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

PSD-Madeira critica" falta de vontade política" do Governo nacional

A comissão política do PSD-Madeira, reunida hoje à noite, criticou a "falta de vontade política" do Governo nacional para resolver os dossiês pendentes com a Região.

PSD-Madeira critica" falta de vontade política" do Governo nacional
Notícias ao Minuto

21:38 - 29/01/18 por Lusa

Política Miguel Albuquerque

Funchal, Madeira, 29 jan (Lusa) -- A comissão política do PSD-Madeira, reunida hoje à noite, criticou a "falta de vontade política" do Governo nacional para resolver os dossiês pendentes com a Região.

"A Comissão Política [PSD-Madeira] manifesta a sua preocupação pela falta de vontade política do Governo da República em resolver as questões pendentes com os madeirenses", afirmou o porta-voz da reunião, o secretário da Educação da região.

Entre outros aspetos que precisam ser resolvidos, Jorge Carvalho enunciou a questão do financiamento do novo hospital da Madeira "ainda sem qualquer verba prevista no Orçamento de Estado para 2018, a revisão do subsídio de mobilidade, a redução os juros da dívida, as dívidas dos subsistemas de Saúde, a equidade entre a Madeira e os Açores nas verbas transferidas para a Segurança Social".

Outro assunto na agenda da reunião foi a "mobilização dos militantes" nas eleições concelhias de freguesia e nas diretas do novo presidente nacional do partido.

Este órgão do PSD/Madeira felicitou o novo líder nacional pela vitória, considerando que "reúne o perfil, as condições e as qualidades necessárias para cumprir com os objetivos da social-democracia e derrotar a esquerda, aliada à extrema esquerda nas legislativas nacionais de 2019".

Também realçou o "clima de recuperação económica e social que se tem verificado na Região", quando estão cumpridos três anos do mandato do Governo Regional da Madeira chefiado pelo social-democrata Miguel Albuquerque.

Jorge Carvalho salientou "a dinâmica empresarial e a confiança no investimento que têm reflexos na diminuição do desemprego que atingiu o valor mais baixo desde 2011".

Ainda referiu que o Orçamento e Plano da Madeira para 2018 "reforçam a reposição dos rendimentos das famílias, reduzem a carga fiscal, promovem o investimento e solidificam as políticas sociais".

A Comissão Política do PSD da Madeira congratulou-se pela "aprovação na Assembleia da República de um projeto de resolução referente aos lesados do Banif e aos emigrantes lesados do BES", resultante de uma proposta dos deputados madeirenses do partido em São Bento, vincando vem permitir abrir "uma solução de um problema que já se arrasta há dois anos".

A importância da II Cimeira Atlântica Madeira/Açores, que decorreu na ilha entre os últimos dias 23 e 26, para o "aprofundar das relações institucionais entre as regiões autónomas", foi outro aspeto mencionado pelo porta-voz desta reunião.

Jorge Carvalho sustentou que a declaração conjunta assinada pelos presidentes dos executivos das duas regiões autónomas "pretende reforçar a cooperação" entre as dois arquipélagos e "valorizar o regime autonómico no contexto nacional, europeu e Atlântico"

Esta comissão nomeou Francisco Santos para o cargo de presidente do Gabinete de Estudos e Relações Externas do partido e agendou a Festa Anual do PSD/Madeira no Chão da Lagoa para dia 29 de julho, informou.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório