Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Saúde? "Governo vai criando manobras de distração e desgraça continua"

Teresa Morais acusa os membros do Governo de não receberem os autarcas e de criarem "manobras de distração" na Saúde.

Saúde? "Governo vai criando manobras de distração e desgraça continua"
Notícias ao Minuto

09:00 - 26/01/18 por Inês André de Figueiredo

Política Teresa Morais

A social-democrata Teresa Morais teceu algumas considerações sobre o Sistema Nacional de Saúde (SNS), apontando o dedo à “degradação crescente” do mesmo.

Começando por dizer que “há poucas matérias que afetem tanto a vida das pessoas como a dos cuidados de saúde”, a deputada realça que há “falta de profissionais, falta de materiais, falta de resposta, listas de espera de anos”. “É uma conjugação degradante como nunca se viu”, assegura.

“O Governo vai dizendo umas coisas, criando umas manobras de distração e a desgraça continua”, acrescenta ainda Teresa Morais.

A social-democrata recorda que há alguns meses os autarcas de Leiria, o distrito pela qual foi eleita, lhe pediram “ajuda para tentar chegar à fala com o ministro da saúde por causa de situações da maior urgência nos seus concelhos”.

“Falei com a chefe do gabinete do ministro que informou - seca e friamente - que as audiências com o ministro deveriam ser marcadas pelos interessados e por e-mail. Assim se fez. Passados mais de dois meses averiguei junto dos autarcas o ponto de situação. Na sequência do pedido, um deles tinha sido recebido, semanas passadas, não pelo ministro, não por qualquer secretário de estado, não por qualquer dos vários chefes de gabinete, não pelo diretor regional de saúde do centro..... mas por um funcionário regional, no fim da linha da decisão, que não decide nada, não manda nada e não tem dinheiro para nada! Mas o que é isto?”, questiona.

Teresa Morais acusa membros do Governo de se terem “numa tal conta que não se dignam gastar meia hora do seu tempo a receber um Presidente de Câmara?”. “Ou só não recebem os do PSD?”, pergunta, frisando que “temos um Governo com tais níveis de arrogância que remete os problemas da saúde nos vários concelhos onde falta quase tudo para conversas inúteis com gente sem qualquer capacidade de decisão, que só servem para entreter”.

“Pois eu digo que há áreas de enorme sensibilidade para a vida das pessoas em que estamos, verdadeiramente, a bater no fundo!”, conclui a deputada social-democrata.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório