Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

PCP questiona Governo sobre construções no Tejo Internacional

A deputada do PCP Paula Santos questionou o Governo sobre a construção de vedações e mobilizações de solo no Parque Natural do Tejo Internacional, em Rosmaninhal, que impedem o acesso aos percursos e ao Observatório de Aves de Alares.

PCP questiona Governo sobre construções no Tejo Internacional
Notícias ao Minuto

11:03 - 24/01/18 por Lusa

Política Paula Santos

No documento a que a agência Lusa teve hoje acesso, endereçado ao ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, a deputada explica que o grupo parlamentar do PCP teve conhecimento da construção de vedações com dois metros de altura na herdade da Cubeira, na zona dos Alares/Rosmaninhal, antigo Posto da Guarda Fiscal e Observatórios de Aves.

"As vedações cortam caminhos, em particular o acesso à foz do Aravil (Tejo), impedindo a utilização de percursos pedestres indicados pelo próprio Parque Natural do Tejo Internacional, nomeadamente o acesso ao Observatório de Aves do Alares", sublinha.

Paula Santos afirma que estão também a ser efetuadas diversas mobilizações de solo na zona, incluindo a abertura de novos caminhos, e adianta que junto às vedações encontram-se placas de reserva de caça turística sem o número de processo.

"Simultaneamente, está-se a espalhar comida para atrair animais para dentro da futura vedação", frisou.

A deputada comunista quer que o Governo esclareça se os serviços da Administração Central responsáveis pelo Parque Natural do Tejo Internacional têm conhecimento desta situação e se há autorização para estas intervenções e qual a razão para o seu deferimento.

"Quais os objetivos e o que se pretende ao certo com as intervenções que se estão a realizar no Parque Natural do Tejo Internacional? Como pretende o Governo garantir o usufruto desta área protegida, em particular nas áreas de proprietários privados e aos percursos pedestres sugeridos inclusivamente pela gestão desta área protegida", questiona.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório