Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Financiamento: CDS fala em propostas "escandalosas" e faz apelo a Marcelo

Assunção Cristas afirma que CDS já antes do verão se tinha oposto a alterações.

Financiamento: CDS fala em propostas "escandalosas" e faz apelo a Marcelo
Notícias ao Minuto

12:39 - 27/12/17 por Pedro Filipe Pina

Política Assunção Cristas

A aprovação de alterações à lei de financiamento dos partidos, aprovada a poucos dias do Natal, está a causar polémica.

Em causa estão alterações que põem fim ao limite máximo de donativos para os partidos mas também a possibilidade de devolução do IVA de todas as despesas.

Todos os partidos com assento na bancada parlamentar votaram a favor, exceto o PAN e o CDS.

Assunção Cristas, líder centrista, falou em conferência de imprensa ao final desta manhã de quarta-feira sobre o tema, afirmando que as alterações polémicas surgiram a meio do processo e que foram no sentido contrário ao que era suposto quando o grupo de trabalho foi criado.

O grupo de trabalho, explicou Cristas, foi criado “com o objetivo único de acolher reparos e sugestões feitas pelo Tribunal Constitucional (TC)".

"A meio do processo", porém, "apareceram propostas de vários partidos relacionadas com a devolução do IVA e com o aumento do teto do financiamento privado dos partidos, propostas que nada tinham a ver com o objetivo inicial. O CDS opôs-se desde logo e impediu a votação ainda antes do verão”.

Retomados os trabalhos parlamentares, acrescentou a líder do CDS, “o CDS manteve-se fiel ao objetivo inicial e rejeitou estas propostas”. No entender do partido, são “uma inflexão ao caminho dos últimos anos, caminho trilhado no sentido de conferir transparência e limites ao financiamento partidário”.

As alterações, disse ainda, “são inadmissíveis e escandalosas”, para além “de tal forma graves” que mereceram a rejeição centrista.

Cristas deixou ainda um apelo a Marcelo para que vete o diploma, “na esperança de que os restantes partidos possam rever as suas posições”.

[Notícia atualizada às 12h45]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório