Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

CDS pede explicações ao ministro e À ANAC sobre situação na Ryanair

O CDS-PP entregou hoje no Parlamento uma pergunta ao ministro do Planeamento e Infraestruturas e um requerimento dirigido à ANAC onde pede explicações sobre a situação na Ryanair, que cancelou mais de 100 voos em Portugal.

CDS pede explicações ao ministro e À ANAC sobre situação na Ryanair
Notícias ao Minuto

19:26 - 28/09/17 por Lusa

Política Aviação

Os deputados centristas querem saber se o ministro das Infraestruturas, Pedro Marques, e a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) estão a acompanhar a situação e de que forma o estão a fazer.

Exigem ainda saber qual o número de voos e de passageiros afetados e como estão a ser acompanhadas as pessoas que viram os seus voos cancelados nos aeroportos portugueses.

Nos dois documentos entregues hoje no Parlamento, o CDS questiona o ministro e a ANAC se partilham da opinião da DECO - Associação de Defesa do Consumidor de que os passageiros "devem ser indemnizados pelos transtornos causados, para além do reembolso ou remarcação da viagem e refeições/alojamento".

No requerimento dirigido à ANAC, os deputados centristas perguntam se a autoridade vai avançar com uma investigação para determinar se a Ryanair infringiu os direitos dos clientes.

Os deputados lembram que, de acordo com o Regimento da Assembleia da República, o prazo de resposta é de 30 dias.

A transportadora aérea irlandesa Ryanair anunciou quarta-feira novos cancelamentos de voos entre novembro deste ano e março de 2018 que podem atingir quase 400 mil clientes, para eliminar qualquer risco de futuros cancelamentos.

A maior companhia da Europa em número de passageiros já foi forçada a anular de forma inesperada 2.100 voos entre meados de setembro e finais de outubro, atingindo 315 mil clientes.

O presidente executivo da Ryanair, Michael O'Leary, reconheceu que os cancelamentos dos voos são fruto de um "fracasso significativo da direção" da transportadora quando marcou as férias dos pilotos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório