Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

CDU quer trabalhar com concelhos limítrofes na área do estacionamento

O candidato da CDU à presidência da Câmara de Lisboa, João Ferreira, defendeu hoje que o conceito de parque de estacionamento "dissuasor" tem que ser "levado à letra" na capital, propondo-se a trabalhar com os concelhos limítrofes nesse sentido.

CDU quer trabalhar com concelhos limítrofes na área do estacionamento
Notícias ao Minuto

18:08 - 22/09/17 por Lusa

Política Autárquicas

"Era importante trabalhar com concelhos limítrofes no sentido de identificar áreas onde possam ser construídos estes parques e, finalmente, construí-los junto a interfaces de transporte público, essa é a verdadeira ideia de um parque dissuasor", disse João Ferreira numa ação de campanha na Ameixoeira, onde apelou ao voto, fazendo-se acompanhar do candidato da CDU à Junta de Freguesia de Santa Clara, Bruno Rôlo.

O candidato propôs ainda que os parques de estacionamento dissuasores sejam gratuitos para os utilizadores do transporte público, proposta que já foi aprovada pelo atual executivo camarário de maioria PS, mas que não foi implementada por "falta de vontade política".

Como exemplo das más práticas da Câmara de Lisboa, João Ferreira indicou o parque de estacionamento junto à estação da Ameixoeira, com 500 lugares, considerando que funciona como um parque dissuasor do estacionamento devido ao valor das assinaturas mensais, que "anda à volta dos 30 a 40 euros", mas "não dissuasor de as pessoas levarem o carro para dentro da cidade".

Para o candidato, "ninguém ganhou com este vultuoso investimento" já que os preços aplicados fazem com que esteja "vazio" enquanto ao lado, "numa zona residencial, existe uma enorme pressão sob o estacionamento".

A agravar o atual cenário está a colocação de parquímetros nesta zona residencial da Ameixoeira, pelo que o estacionamento vai deixar de ser gratuito, "indo ao encontro do que tem sido a estratégia de progressivamente tarifar toda a cidade", criticou o também eurodeputado e vereador.

Para João Ferreira, a atual gestão municipal tem apostado numa política de "desincentivos à utilização do transporte público" e a situação "vai piorar com a criação da linha circular que quebra a ligação direta ao centro da cidade".

"Toda a zona norte da cidade, freguesias de Santa Clara e do Lumiar, que hoje têm uma ligação direta às zonas centrais da cidade, vão ver essa ligação quebrada pelo projeto de Fernando Medina de criação de uma linha circular" no Metro de Lisboa, apontou o candidato da CDU.

Nas eleições de 01 de outubro concorrem em Lisboa Assunção Cristas (CDS-PP/MPT/PPM), João Ferreira (CDU), Ricardo Robles (BE), Teresa Leal Coelho (PSD), o atual presidente, Fernando Medina (PS), Inês Sousa Real (PAN), Joana Amaral Dias (Nós, Cidadãos!), Carlos Teixeira (PDR/JPP), António Arruda (PURP), José Pinto-Coelho (PNR), Amândio Madaleno (PTP) e Luís Júdice (PCTP-MRPP).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório