Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Catarina Martins convicta que "o Bloco vai dar um salto" nestas eleições

A coordenadora bloquista, Catarina Martins, mostrou-se hoje "absolutamente convencida" de que nas eleições autárquicas de 01 de outubro "o BE vai dar um salto" e ter "vereadores e presença decisiva", acreditando numa necessária "mudança política" no poder local.

Catarina Martins convicta que "o Bloco vai dar um salto" nestas eleições
Notícias ao Minuto

12:10 - 19/09/17 por Lusa

Política Autárquicas

No dia em que oficialmente arranca a campanha eleitoral para as autárquicas, Catarina Martins foi questionada sobre as metas para estas eleições, para as quais garantiu que "o BE apostou nas pessoas que melhor conhecem os concelhos".

"Estou absolutamente convencida que nestas eleições autárquicas o BE vai dar um salto e que vamos ter vereadores e presença decisiva em muitas autarquias e há uma enorme compreensão no país de como faz falta essa força decisiva do BE nas autarquias", assegurou.

A líder do BE recordou a época em que o poder local se implantou, o que deu origem à "alternância e rotativismo que tem existido nas forças políticas", considerando que "por razões próprias da sua fórmula" este é um poder "demasiadamente presidencialista" e "às vezes, também, clientelar, pouco transparente".

"É um percurso que tem sido mais difícil de mudança política, mas nós acreditamos que essa mudança política é necessária e que é possível", assegurou.

Na opinião de Catarina Martins, as pessoas que "se preocupam com a transparência e o combate ao clientelismo ou à corrupção" precisam que nos municípios esteja quem lute pelas suas vidas e não marque apenas posições partidárias e "sabem como é precisa a força do BE nas autarquias".

"Acho que nestas eleições o Bloco está em condições de dar esse salto e de ser determinante em tantas autarquias do país", insistiu, admitindo que "as eleições autárquicas são diferentes das outras".

A líder do BE explicou que os candidatos do partido "são pessoas que vão ficar nos concelhos, que não estão aqui de passagem, que não estão a fazer outra coisa ao mesmo tempo".

Dando o exemplo do concelho onde hoje começou a caravana bloquista, a Maia, Catarina Martins sublinhou que o candidato do BE à câmara, Silvestre Pereira, "tem estado na Assembleia Municipal e tem feito mais pelas questões concretas da Maia do que qualquer dos vereadores da oposição".

"Estamos na Maia e eu tenho a convicção de que na Maia o BE vai ter um grande resultado eleitoral. Acredito que por todo o país o BE vai ter mais força", antecipou.

Nas eleições autárquicas de 2013, o BE perdeu a única câmara que liderava, Salvaterra de Magos - município que Catarina Martins já disse querer reconquistar este ano -, tendo-se ficado pelos 2,42% de votos e apenas oito vereadores, falhando a conquista de um mandato para a Câmara de Lisboa.

Além de Silvestre Pereira, concorrem à Câmara da Maia o independente Francisco Vieira de Carvalho, com o apoio do PS e JPP, Ana Virgínia Pereira da CDU, António Silva Tiago da coligação PSD/CDS-PP, António Braz do MPT, Maria Clara Lemos do PAN e o independente Fontes Maia, com o apoio do PPV/CDC e do PPM.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório