Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Dívida cairá em valor recorde de há 19 anos graças às "promessas" do PS

A secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, disse hoje que a maior descida da dívida pública de Portugal em 19 anos, antecipada pelo ministro das Finanças, se deve ao trabalho do PS.

Dívida cairá em valor recorde de há 19 anos graças às "promessas" do PS
Notícias ao Minuto

19:35 - 18/09/17 por Lusa

Política Ana Catarina Mendes

"Portugal vai ter a maior redução dos últimos 19 anos da dívida anual. Isto é obra do PS, e nós socialistas temos de estar orgulhosos", declarou a socialista, falando num comício em Almada, onde o PS avança nas autárquicas de 01 de outubro com a candidatura de Inês de Medeiros.

Numa entrevista à RTP no domingo, o ministro das Finanças, Mário Centeno, anunciou: "No final do ano vamos ter a maior redução em 19 anos da dívida pública em percentagem do PIB", salientou, especificando que a meta esperada pelo executivo são 127,7 mil milhões de euros (contra 130,6 mil milhões de euros no final de 2016).

Segundo Mário Centeno, "o saldo primário [resultado das contas públicas excluindo os juros] positivo é o maior fator de confiança" que o Governo pode ter em como este objetivo vai ser alcançado.

No domingo, em Trancoso, o primeiro-ministro e líder do PS, António Costa, havia declarado que Portugal vai começar a reduzir a sua dívida pública "a partir de outubro", indicador que, aliado à descida do défice, sustenta o caminho de recuperação económica do país.

O fim de semana, disse Ana Catarina Mendes, trouxe aos portugueses, "para infelicidade da direita e do doutor Passos Coelho", boas notícias, com o "virar da página do 'lixo'", numa referência da socialista à melhoria da avaliação da agência de notação financeira Standard & Poor's da dívida portuguesa.

A secretária-geral adjunta do PS disse entender que o líder do PSD "queira reivindicar 'vitoriazinhas'", mas, para o PS, indicadores como o crescimento da economia ou a subida de emprego "significam acima de tudo" que o partido "está aqui a honrar as promessas que fez nas eleições legislativas".

"O PS está aqui para dizer que se candidata a todas as freguesias, a todos os concelhos deste país, com projetos, bons protagonistas, e para uma grande vitória no próximo dia 01 de outubro. O país precisa, as terras precisam do PS e dos seus protagonistas", enfatizou a 'número dois' socialista.

Em Almada, bastião comunista, o PS quer "acabar com o imobilismo", prosseguiu ainda Ana Catarina Mendes, que se mostrou confiante na vitória da candidata socialista Inês de Medeiros, que apresentou hoje o seu programa eleitoral aos locais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório