Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Decisão do Governo visa preparar serviços para realidade que "poderá ocorrer"

O Secretário de Estado da Administração Pública afirmou hoje que a ordem dada aos serviços para não pagarem subsídios de férias em junho visa preparar os sistemas de acordo "com uma realidade que poderá vir a ocorrer".

Decisão do Governo visa preparar serviços para realidade que "poderá ocorrer"
Notícias ao Minuto

13:57 - 12/06/13 por Lusa

Política Hélder Rosalino

"A forma de reposição do subsídio de férias é conhecida dos senhores deputados.

Aquilo que o Governo fez foi tão só dar uma orientação de natureza administrativa aos serviços para prepararem os sistemas de forma a estarem preparados para atuar de acordo com a proposta de lei", afirmou Hélder Rosalino no Parlamento.

Hélder Rosalino, que está hoje a ser ouvido na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, frisou que "o governo preveniu, fez o que é o seu dever".

"O que aqui ocorre é um ato de natureza administrativa no quadro de uma proposta de lei que o Governo espera que venha a ser publicada. O que está aqui em causa é um processo normal de preparação de uma lei aprovada no parlamento", reforçou ainda Hélder Rosalino.

O Governo ordenou aos serviços públicos que não paguem subsídio de férias em junho apesar de a suspensão ter sido chumbada pelo Tribunal Constitucional e de não estar em vigor a proposta do executivo que remete para novembro esse pagamento.

A deliberação do Governo foi enviada aos serviços do Estado numa altura em que se encontra ainda no parlamento uma proposta de lei que prevê o pagamento do subsídio de férias aos funcionários públicos em novembro e não em junho.

Esta proposta de lei, apesar de já ter sido aprovada na sexta-feira, dia 07 de junho, ainda aguarda a redação final e aguarda a promulgação pelo Presidente da República. Já esta manhã, falando perante a comissão do Orçamento e Finanças, no âmbito do debate na especialidade do Orçamento Retificativo para 2013, o secretário de Estado do Orçamento reconheceu a existência de "uma contradição" entre duas leis, mas garante que o pagamento do subsídio de férias aos funcionários públicos em junho colocaria "em crise" os limites trimestrais do défice.

Luis Morais Sarmento afirmou que "o orçamento inicial não previa o pagamento de subsídios de férias ou prestações equivalentes", tendo sido aprovado sem prever esse pagamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório