Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Dijsselbloem "vai ter de sair, mais dia menos dia"

Copos e mulheres. A tão polémica expressão do Presidente do Eurogrupo foi um dos temas em análise no espaço de comentário de Luís Marques Mendes.

Dijsselbloem "vai ter de sair, mais dia menos dia"
Notícias ao Minuto

22:10 - 26/03/17 por João Oliveira

Política Marques Mendes

Eu não posso gastar o dinheiro em copos e mulheres e depois pedir ajuda”, foi a metáfora de Jeroen Dijsselbloem para se referir à solidariedade para com os países do Sul da Europa.

Esta foi a frase que, politicamente, marcou a semana, obtendo reações de todos os cantos do mundo. A mais recente é a de Marques Mendes, que analisou as palavras do Presidente do Eurogrupo no seu habitual espaço de comentário, na SIC.

Não negando que os termos usados por Jeroen Dijsselbloem são “evidentemente” criticáveis, o social-democrata preferiu destacar não o tom “boçal” ou discriminatório com que terão sido proferidas, mas sim o cargo de quem as disse.

“Para mim, o mais criticável nestas declarações é a componente do exemplo. Ele não é uma pessoa qualquer. Ele é um responsável europeu, é um dirigente da Europa. Ele tem uma grande visibilidade e devia ser exemplo, dentro daquela ideia de que o exemplo vem de cima”, desenvolveu o comentador.

Novamente realçando o cargo de Dijsselbloem, Marques Mendes sublinha que “alguém que é um dirigente da Europa devia ter a capacidade para incluir, não excluir. Devia ter a capacidade para unir, não dividir”.

Nessa mesma senda, o ex-governante diz que a demissão é a única solução aceitável para fazer esquecer a polémica.

“Vai ter que sair mais dia menos dia. Por um lado porque vai deixar de ser ministro das Finanças na Holanda, ele levou uma banhada eleitoral. Mas, para além disso, ele perdeu o respeito dos seus pares. Quem perde o respeito, só tem a porta da saída”, afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório