Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

PS saúda militante 127 e homem de "extraordinárias qualidades"

O PS apresentou hoje uma nota de saudação pela aclamação de António Guterres para secretário-geral das Nações Unidas, dizendo que o militante 127 do partido, e antigo secretário-geral socialista, é um homem de "extraordinárias qualidades".

PS saúda militante 127 e homem de "extraordinárias qualidades"
Notícias ao Minuto

16:21 - 06/10/16 por Lusa

Política ONU

"O PS reafirma o profundo orgulho que sempre sentiu no seu militante n.º 127 e antigo secretário-geral, que tem uma longa e profícua história política que faz parte do património político e histórico do PS", diz uma nota dos socialistas divulgada esta tarde, após ser conhecida a aclamação do português.

Guterres, frisa o PS, "está ligado a momentos absolutamente marcantes da história" do partido e de Portugal, "bastando recordar o seu papel crucial, como primeiro-ministro, na batalha diplomática internacional que levou à independência da República Democrática de Timor Leste".

"Esta eleição de António Guterres corresponde, além do mais, ao mais participado, transparente e democrático processo de sempre na escolha do secretário-geral da ONU, o que só acentua as suas extraordinárias qualidades pessoais e políticas para o desempenho do cargo, largamente demonstradas ao longo de todo este processo, ultrapassando todas as fases com brilhantismo que o consolidaram como a personalidade mais indicada para o desempenho de tão importante função", prosseguem os socialistas.

A escolha do português para o mais alto cargo das Nações Unidas abre, acredita o PS, uma "nova era de esperança e confiança numa instituição essencial na prossecução do ideal da paz e do desenvolvimento da Humanidade".

O PS destaca também o trabalho do Presidente da República, do Governo, da diplomacia de Portugal, de todos os partidos e de "outros setores" do país que se souberam unir "em torno de uma candidatura abrangente e verdadeiramente nacional".

O Conselho de Segurança das Nações Unidas escolheu hoje por unanimidade e aclamação o antigo primeiro-ministro português António Guterres como secretário-geral da organização.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório