Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Até ao fim da campanha "não me vou sentar à sombra da bananeira"

Vila do Porto, Açores, 05 out - Sentado à sombra de uma bananeira, na ilha de Santa Maria, o líder do PSD/Açores e candidato à presidência do Governo Regional disse hoje "nem ao quarto, nem no último dia" de campanha ficará à sombra da bananeira.

Até ao fim da campanha "não me vou sentar à sombra da bananeira"
Notícias ao Minuto

18:14 - 05/10/16 por Lusa

Política Duarte Freitas

"Nem ao quarto, nem no último dia me vou sentar à sombra da bananeira. Quem está sentado à sombra da bananeira é o Governo Regional socialista", afirmou Duarte Freitas à agência Lusa, após ter estado alguns minutos à conversa com o eleitor José Mariano, de 74 anos, que mora há quase 40 anos junto ao único aeroporto da ilha.

No bairro habitacional Brasília, moram cerca de 60 pessoas idosas em 48 casas, mas no passado chegaram a residir cerca de 200, referiu o presidente do concelho de ilha, Rui Arruda, um dos membros da comitiva social-democrata que participou na ação de campanha "laranja".

Porta sim porta não o candidato Duarte Freitas foi tocando às campainhas, apesar de muitas casas terem a chave na porta, para distribuir um cartão com a sua fotografia, número de telemóvel e endereço de correio eletrónico pessoal e apelar ao voto no dia 16.

"Saúde boa. Deixo-lhe aqui este cartãozinho com o meu número. Se precisar, disponha", disse Duarte Freitas a Ana Resendes, que disse depois à Lusa que o vai guardar como recordação: "Se for preciso, ligarei".

A agência Lusa ligou para o número, e a chamada é atendida com "linha do PSD, boa tarde", tendo Duarte Freitas explicado que nem sempre é o próprio a atender, assegurando que devolve sempre as chamadas para ouvir os eleitores.

"Para Santa Maria imprimimos 2.500 impressos e há seis meses que os começámos a distribuir", referiu Duarte Freitas, de sorriso nos lábios, sem parar a marcha, porque mais à frente quis lembrar a outro morador que "dia 16 há eleições e é preciso ire votar".

No número 23, o candidato foi recebido de forma familiar: "olha o Duarte Freitas, meu amigo", tendo posteriormente explicado que se tratava da mãe de um dos seus melhores amigos que morreu atropelado há 15 anos.

Duarte Freitas criticou ainda o Governo Regional do PS por estar "de forma isolada" a avançar com a venda das casas envolventes ao aeroporto, que eram propriedade da ANA -- Aeroportos de Portugal e que recentemente foram transferidas para o executivo açoriano.

"Poderia haver um entendimento com a Câmara Municipal [de Vila do Porto, liderada pelo PSD e a única da ilha] para haver um projeto pensado e alargado para esta zona", ao nível da rede viária, retirada dos telhados de amianto, entre outras medidas.

Aos moradores destas habitações, o Governo Regional está a propor três opções: o arrendamento, o arrendamento com opção de compra ou a compra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório