Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

CDS Madeira quer acionados mecanismos de ajuda aos municípios afetados

O CDS-PP Madeira apelou hoje à solidariedade dos cidadãos e solicitou que sejam "acionados mecanismos de ajuda aos municípios fustigados pelos incêndios" que têm assolado o conselho do Funchal.

CDS Madeira quer acionados mecanismos de ajuda aos municípios afetados
Notícias ao Minuto

19:59 - 10/08/16 por Lusa

Política Incêndios

O presidente do CDS-PP Madeira, António Lopes da Fonseca, criticou, em comunicado, a "falta de coordenação" por parte do presidente do Governo Regional e do presidente da Câmara do Funchal, apelando à solidariedade dos cidadãos.

"A reconstrução, a ajuda às populações afetadas, a limpeza e remoção dos detritos queimados vão precisar de muitas mãos solidárias e, nesse sentido, o CDS-PP já está a promover ações de voluntariado", referiu o presidente, acrescentando que os interessados devem dirigir-se à Cruz Vermelha Portuguesa.

Além disso, o grupo parlamentar 'centrista' solicita a ativação dos mesmos meios de socorro que receberam os grandes fogos no Algarve e na Madeira em 2012.

"CDS-PP Madeira vem solicitar que sejam acionados os mesmos mecanismos de ajuda aos municípios fustigados pelos incêndios que atingiram, a título de exemplo, São Brás de Alportel e Tavira (...) e a Madeira" em 2012, referiu, também em comunicado, o vice-presidente do partido, Rui Barreto.

Em outubro de 2012, o Governo oficializou a ajuda financeira no valor de 1,5 milhões de euros para os municípios algarvios de Tavira e de São Brás de Alportel, afetados por um grande incêndio florestal em julho desse ano.

A verba disponibilizada pela tutela consta de um Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) e teve o valor de 667 mil euros para o município de Tavira e 844 mil euros para o de São Brás de Alportel.

Os incêndios atingiram a Serra do Caldeirão, entre Tavira e São Brás de Alportel, de 18 a 21 de julho, e queimaram uma área aproximada de 24 mil hectares, correspondendo ao maior fogo do ano de 2012, segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

A Madeira foi assolada por vários incêndios desde segunda-feira, os quais provocaram três mortos no Funchal, centenas de desalojados, dezenas de casas destruídas e avultados danos materiais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório