Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

PS de Castelo Branco aplaude redução nas portagens

O PS de Castelo Branco saudou hoje as medidas anunciadas pelo Governo que concretizam a redução do preço das portagens na A23 e a esperada conclusão das obras de eletrificação na Linha da Beira Baixa.

PS de Castelo Branco aplaude redução nas portagens
Notícias ao Minuto

11:24 - 25/07/16 por Lusa

Política Reação

"O Governo do Partido Socialista cumpre mais dois compromissos que assumiu com os portugueses e, em particular, com os beirões: o regime de portagens na Autoestrada da Beira Interior (A23) foi revisto, o preço vai ser reduzido e a Linha da Beira Baixa vai ficar integralmente eletrificada", refere em comunicado a Federação Distrital de Castelo Branco do PS.

O Governo anunciou a aplicação, a partir de 01 de agosto, de 15% de desconto a todos os veículos que circulem em algumas autoestradas, sobretudo localizadas no Interior e no Algarve.

"É insuficiente, mas neste momento é o possível, atendendo às circunstâncias económico financeiras do país, e aos trágicos resultados sociais das políticas de austeridade adotadas pelo Governo PSD/CDS", sustentam.

Os socialistas sublinham que a presidente da Federação Distrital, Hortense Martins, e o PS de Castelo Branco "continuarão a bater-se pela redução das portagens da A23".

Para já, prometem acompanhar a avaliação dos impactos da redução agora anunciada e defendem que a revisão do regime de portagens "deverá ter em conta a inexistência de vias alternativas, considerando a isenção para essas situações, e também a realização da justiça devida para com as populações das regiões mais desfavorecidas".

O PS de Castelo Branco recorda que a introdução de portagens na A23 "foi forçada pela maioria PSD/CDS", na negociação do PEC III e do Orçamento do Estado para 2011.

"Nos primeiros meses de mandato do Governo PSD/CDS, liderado por Passos Coelho, começou a cobrança de portagens na A23", e, em 2012, "a mesma maioria de direita, eliminou a discriminação positiva constituída por descontos e isenções parciais, concedidas a particulares e empresas dos concelhos servidos pela A23", afirmam.

Adiantam ainda que nos quatro anos e meio de mandato do Governo de maioria absoluta PSD/CDS sucederam-se anúncios de revisão do regime de portagens, "mas nada foi feito".

Os socialistas explicam que os novos preços das portagens, além da redução de 15% do valor para todas as classes de veículos, tem ainda um desconto adicional para veículos de transporte de mercadorias, nos períodos noturno e fins de semana, em 15% e 30% respetivamente, com um alargamento do período noturno para 12 horas (das 20:00 às 07:59).

"Os anúncios feitos transformaram o dia 20 de julho de 2016 numa data histórica para o distrito de Castelo Branco", concluem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório