Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

PCP exige demissão da direção das secretas portuguesas

O PCP considera que a direção do Sistema de Informação da República Portuguesa (SIRP) não tem condições para prosseguir no exercício de funções e defende que se impõe uma mudança no modelo de fiscalização das "secretas" portuguesas.

PCP exige demissão da direção das secretas portuguesas
Notícias ao Minuto

19:25 - 13/07/16 por Lusa

Política Parlamento

Esta posição foi transmitida à agência Lusa pelo deputado comunista Jorge Machado, depois de duas horas e meia de audição com o secretário-geral do SIRP, Júlio Pereira, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Jorge Machado recusou-se a fazer qualquer comentário sobre o teor dessa reunião com Júlio Pereira, que decorreu à porta fechada.

Deixou, no entanto, a posição de princípio assumida pelo PCP: "Depois de tudo o que se passou, consideramos que a direção do SIRP não tem condições para prosseguir no exercício das suas funções".

Para o PCP, na sequência de vários casos vindos a público, "a credibilidade dos serviços de informações oferece sérias dúvidas".

Jorge Machado insistiu também numa das principais exigências colocadas pelo seu partido: "Impõe-se uma alteração profunda no modelo de fiscalização dos serviços de informações".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório