Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Nos últimos 20 anos a qualidade da democracia tem-se degradado"

O candidato a Presidente da República fez um balanço da evolução do poder político e uma avaliação das políticas adotadas nos últimos quatro anos.

"Nos últimos 20 anos a qualidade da democracia tem-se degradado"
Notícias ao Minuto

16:45 - 06/08/15 por Notícias ao Minuto

Política Henrique Neto

No artigo de opinião publicado na edição de hoje do jornal i, Henrique Neto analisa a atualidade, começando por referir que “nos últimos 20 anos a qualidade da democracia portuguesa tem-se degradado”.

O candidato a Presidente da República afirma que “os partidos políticos no poder tornaram-se mais conservadores e as direções partidárias tornaram-se mais poderosas, enquanto os governos foram aumentando o seu poder sobre a sociedade”.

Com a ‘mira’ mais definida, o empresário refere que “o Ministério das Finanças tornou-se um ser omnipotente e omnipresente na sociedade, a viver acima da lei”, o que levou a que “o poder e a independência das instituições da sociedade, como as associações empresariais, de consumidores e de grupos de cidadãos, foram sendo sucessivamente reduzidos”.

Henrique Neto diz que “o verdadeiro crescimento económico tornou-se uma miragem, o investimento estrangeiro só existe para comprar as empresas nacionais”, pelo que, sendo 2015 ano de eleições, “[este ano] é o momento ideal para que os portugueses ganhem consciência de que é isto que os espera se continuarem de olhos vendados relativamente às responsabilidades do poder político no descalabro financeiro, económico e social”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório