Procurar

AO MINUTO: Acusações mútuas após marcha pró-Palestina marcam 6.º dia

Acompanhe aqui AO MINUTO o sexto dia da campanha para as eleições autárquicas, que se realizam a 12 de outubro.

AO MINUTO: Acusações mútuas após marcha pró-Palestina marcam 6.º dia

© PSD/Flickr

Notícias ao Minuto
05/10/2025 11:36 ‧ há 17 horas por Notícias ao Minuto

Política

Autárquicas

O presidente social-democrata, Luís Montenegro, celebrou este domingo o aniversário da Implantação da República na capital antes de rumar ao Norte, onde também esteve o secretário-geral socialista, José Luís Carneiro, num sexto dia de campanha autárquica em que vários dirigentes partidários andaram pelos arredores de Lisboa.

 

O presidente do PSD rumou depois ao Norte, parando na Trofa para um almoço, antes de seguir para Bragança, onde participou num comício, com uma agenda mais 'leve' do que a do líder do PS.

Carneiro teve previstas quatro ações de campanha, a primeira das quais em Matosinhos, a paragem inicial de uma jornada na qual passou por Guimarães, Aveiro, já na região Centro, e Alenquer, no distrito de Lisboa.

Nas eleições de 12 de outubro os portugueses escolhem os órgãos dirigentes de 308 câmaras municipais, 308 assembleias municipais e 3.221 assembleias de freguesia. Outras 37 freguesias escolherão os respetivos executivos em plenários de cidadãos, por terem menos de 150 votantes.

Destaques

  • há 8 horas
  • há 10 horas
  • há 11 horas
  • há 13 horas
  • há 13 horas
  • há 15 horas
  • há 15 horas
Em direto

Em direto

Fim de cobertura

Daniela Filipe há 4 horas

Boa noite. Encerramos aqui este acompanhamento AO MINUTO da campanha para as eleições autárquicas. Obrigada desde já por ter estado desse lado.

"Esforço de boicote" à CDU não mina confiança das populações

Lusa há 5 horas

O secretário-geral comunista avisou hoje os adversários da CDU (PCP/PEV) que podem tentar boicotar o seu projeto nas autarquias, mas as populações sabem que, apesar de existirem "insuficiências", é o que melhor responde às suas necessidades.

Num comício em Palmela -- um 'bastião' comunista que, desde as primeiras eleições autárquicas, em 1976, tem sido sempre gerido por coligações lideradas pelo PCP --, Paulo Raimundo salientou que a população "não está fora do tempo" e escolhe a CDU porque conhece o seu projeto.

"Nós percebemos muito bem o incómodo dos nossos adversários com a obra da CDU. E é verdade que nós não fizemos tudo bem, não fazemos tudo bem, não temos a arrogância de dizer que fizemos tudo bem. Mas, nós temos uma obra que serve todos", disse. 

PS "faz mesmo a diferença" quando lidera autarquias, diz Vieira da Silva

Lusa há 7 horas

A deputada socialista Mariana Vieira da Silva considerou hoje que "o PS faz mesmo a diferença" quando lidera as autarquias, defendendo que durante a governação de António Costa o poder local foi valorizado e teve atribuição de mais competências.

"O PS é e sempre foi o partido que mais valoriza o poder local democrático. Isto acontece quando o PS está no Governo, aconteceu durante os últimos oito anos", defendeu a ex-ministra que hoje se juntou à volta autárquica do líder do PS, José Luís Carneiro, e discursou no comício de Aveiro.

Mariana Vieira da Silva lembrou que durante a governação de António Costa, cujos executivos integrou, foram atribuídas às autarquias "mais competências, mais responsabilidade, mais recursos financeiros, mais oportunidades de investimento" e "poder sobre a educação, saúde, transportes, património, ação social".

Tavares foi até à Amadora recordar jogos de infância

Lusa há 7 horas

O porta-voz do Livre defendeu hoje, na Amadora, que quem propõe "erradicar" a Cova da Moura devia aprender com as pessoas que vivem no bairro, numa ação de campanha na qual ouviu apelos de ajuda e alguma revolta.

Depois de uma manhã de campanha autárquica em Cascais, Rui Tavares deslocou-se até ao centro da cidade da Amadora, também no distrito de Lisboa, e um dos alvos foi a candidata apoiada pelo PSD, Suzana Garcia, que quer erradicar todas as barracas do concelho até 2030, incluindo as construções do bairro da Cova da Moura.

"O que as pessoas deveriam fazer era falar com os habitantes da Cova da Moura e aprenderem o exemplo de como é que dali se conseguiu fazer escolas, fazer festivais, fazer cultura, [...] e replicar noutros bairros que ainda estão mais enclausurados do que a Cova da Moura e que precisam de ajuda", contrapôs Rui Tavares.

PAN quer criar rede de 'babysitting sénior' em Matosinhos

Lusa há 8 horas

O cabeça de lista do PAN à Câmara Municipal de Matosinhos, Hugo Alexandre Trindade, afirmou hoje querer criar uma rede de `babysitting sénior´ no concelho onde idosos, de forma voluntária, tomariam conta de crianças quando solicitado pelos pais.

Em declarações à Lusa, depois de uma ação de rua, Hugo Alexandre Trindade referiu que Matosinhos, no distrito do Porto, tem muitos idosos que, no seu dia-a-dia, desenvolvem atividades em instituições e organizações e que poderiam, igualmente, fazer parte de uma rede integrada de `babysitting sénior´.

O líder da Comissão Distrital do PAN do Porto assinalou que os pais que precisem de alguém para tomar conta dos seus filhos durante algumas horas quer durante a semana, quer ao fim de semana poderiam recorrer a este banco de pessoas.

IL quer transparência e prolongar o comboio para o interior de Cascais

Lusa há 8 horas

O candidato da Iniciativa Liberal à Câmara de Cascais considerou hoje que "a transparência" é uma obrigação de qualquer autarquia e defendeu a construção de habitação com privados e o prolongamento da ferrovia até Alcabideche.

"A transparência não é um luxo, é uma obrigação de qualquer autarquia, e isso é a primeira coisa que queremos mudar", afirmou Manuel Simões de Almeida, numa ação de campanha na Ponta do Sal, junto à Avenida Marginal, após explicar que solicitou informações à autarquia que ficaram sem resposta.

O gestor falava numa ação da candidatura "Cascais, nem mais", que contou com a participação da presidente do partido, Mariana Leitão, do cabeça de lista para a Assembleia Municipal, Carlos Paiva Raposo, e dos candidatos às freguesias.

Pedro Duarte olhará "da mesma forma" para vereadores se ganhar no Porto

Lusa há 8 horas

O cabeça de lista do PSD/CDS-PP/IL à Câmara do Porto, Pedro Duarte, disse hoje que olhará "da mesma forma" para os vereadores se vencer sem maioria absoluta, recusando responder diretamente às acusações do adversário Filipe Araújo.

"Se o eleitorado me der condições para governar executando aquilo que é o meu programa e o meu projeto para a cidade, eu julgo que é a melhor solução. Todos compreenderão que é essa a minha opinião. Se não tiver uma maioria absoluta, eu vou olhar para todos os vereadores da mesma forma, porque eles estarão a representar os portuenses", disse hoje aos jornalistas nos Pinhais da Foz, quando questionado sobre se ganhar sem maioria absoluta privilegiaria Filipe Araújo ou o Chega para o diálogo.

Pedro Duarte falava antes de embarcar na 'Marlene', alcunha do autocarro oficial de dois andares da campanha da lista O Porto Somos Nós (PSD/CDS-PP/IL), que percorre regularmente as ruas da cidade.

PSD critica "protagonistas do PS" que defendem "contrário" do que fizeram

Lusa há 8 horas

O presidente do PSD criticou hoje "os protagonistas" do PS que entraram na campanha autárquica para defenderem "exatamente o contrário" do que fizeram no Governo, e defendeu que "o equilíbrio nas contas públicas" garante investimentos em territórios como Bragança.

Luís Montenegro falava num comício em Bragança, de apoio ao candidato do PSD Paulo Xavier, que assumiu o cargo de presidente da Câmara em 2024, substituindo o anterior autarca social-democrata Hernâni Dias quando este saiu para o Governo.

Depois de nos últimos dias ex-ministros socialistas como Vieira da Silva, Augusto Santos Silva e Fernando Medina terem entrado na campanha autárquica do PS, o também primeiro-ministro referiu-se a essa presença, numa passagem da sua intervenção em que defendeu a necessidade de simplificação, quer na administração central, quer local.

Almada quer mudança e é possível uma "grande vitória da CDU"

Lusa há 9 horas

O secretário-geral do PCP defendeu hoje que Almada quer mudança e é possível "uma grande vitória" da CDU, apelando aos eleitores insatisfeitos com a gestão do PS para que "não percam a oportunidade" e votem na coligação.

"A uma semana das eleições e aqui chegados, podemos dizer que cresce a vontade de mudança, cresce o sentimento de que a CDU tem mesmo de voltar à gestão da autarquia aqui em Almada", afirmou Paulo Raimundo.

O secretário-geral do PCP discursava num comício em Almada, câmara que pertenceu ininterruptamente a coligações lideradas pelo partido entre 1976 e 2017, ano em que o PS venceu as eleições autárquicas no concelho, que gere desde então.

"Vamos ter de fazer diferente do que os outros fizeram em 50 anos"

Lusa há 9 horas

O líder do Chega, André Ventura, avisou hoje os candidatos do partido às eleições autárquicas de domingo que, se forem eleitos, "vão ter de fazer diferente" e não podem defraudar as expectativas dos eleitores.

"Nós vamos ter que fazer diferente do que os outros fizeram em 50 anos, não pode ser só conversa. Nós vamos ter que limpar o sistema como prometemos às pessoas, vamos ter que limpar a corrupção tal como prometemos às pessoas, e vamos ter que limpar o país daqueles que se acham donos dele, sejam minorias ou não sejam minorias, este país não tem donos, este país é dos portugueses, é nosso e só aceitamos que seja nosso", afirmou.

O presidente do Chega participou hoje numa arruada na Quinta do Conde, em Sesimbra, uma das mais participadas da campanha autárquica até agora, acompanhado pelo candidato à presidência daquele município do distrito de Setúbal, o deputado Nuno Gabriel. 

Carneiro defende feriado nacional no dia da Batalha de S. Mamede

Lusa há 9 horas

 O secretário-geral do PS defendeu hoje que 24 de junho, dia da Batalha de S. Mamede, seja feriado nacional, considerando "uma homenagem" aos munícipes que fazem de Guimarães "uma das cidades mais empreendedoras do país".

"Eu quero dizer-vos que temos já um compromisso para o futuro. Em 2028 fará 900 anos sobre a Batalha de S. Mamede, que foi indutora daquilo que foi o fundamento primeiro da nacionalidade portuguesa e dizia o António Magalhães [antigo presidente da câmara], o Domingos Bragança [atual presidente da câmara] e agora o Ricardo Costa [candidato do PS] que é tempo de podermos dedicar um dia de feriado nacional ao dia da fundação do nosso país", disse.

José Luís Carneiro discursava esta tarde no comício autárquico do PS em Guimarães, que contou com uma atuação de Zé Amaro antes e depois das intervenções políticas, e defendeu do palco uma aspiração da autarquia liderada pelos socialistas.

CDU apresenta medidas para que Lisboa seja mais amiga das crianças

Lusa há 9 horas

O candidato da CDU à Câmara de Lisboa, João Ferreira, apresentou hoje medidas transversais para tornar Lisboa uma cidade mais amiga das crianças, durante uma iniciativa no Jardim da Estrela, com música, desenhos e jogos dedicados aos mais novos.

As medidas da CDU (coligação PCP/PEV) passam por facilitar a mobilidade e a segurança rodoviária, melhorias em espaços públicos, como parques infantis, pela requalificação das escolas e pela internalização da confeção de refeições escolares.

Segundo João Ferreira, Lisboa "tornou-se, ao longo dos anos, uma cidade progressivamente mais hostil às crianças".

Candidato do ADN quer Porto como "projeção do mundo"

Lusa há 10 horas

O cabeça de lista do ADN à Câmara do Porto, Frederico Duarte Carvalho, evocou hoje o espírito republicano da cidade para a propor como "projeção do mundo", lembrando o seu legado histórico e a necessidade de mudança de regime.

"O Porto foi sempre um partido. Hoje, é o dia 05 de outubro, a implantação da República em Portugal. O primeiro ensaio para a I República foi aqui, no dia 31 de janeiro de 1891. O Porto foi impulsionador disto, já o tinha sido com o 24 de agosto", lembrou o candidato, à Lusa, à margem de uma ação de campanha junto à Rua 31 de Janeiro.

Carvalho recordava, de resto, o 'slogan' do autarca que governou a cidade nos últimos 12 anos, Rui Moreira, de "o Porto é o nosso partido", para assemelhar ao que apresenta, a de que "O Porto é o nosso ADN".

Avançar Coimbra quer Académica a poder organizar eventos no estádio

Lusa há 10 horas

A candidata da coligação Avançar Coimbra (PS/Livre/PAN) defendeu hoje a revisão do acordo de gestão do estádio, para que dê liberdade à Académica para organizar grandes eventos, como concertos, naquela infraestrutura municipal.

"Sou totalmente a favor de revermos o acordo e que essa revisão mantenha pelo menos o que está atualmente e, se possível, explorarmos a possibilidade de a própria OAF [Organismo Autónomo de Futebol] realizar aqui eventos e que isso seja uma forma de terem receitas", afirmou Ana Abrunhosa, que falava à agência Lusa antes de assistir ao jogo da Liga 3 entre a Académica e o Sporting da Covilhã.

Em 2024, foi celebrado um novo acordo de gestão, em que a Académica deixou de poder utilizar o Estádio Cidade de Coimbra para organizar eventos não desportivos (em 2023, foi o clube de futebol que recebeu 300 mil euros para se poderem realizar os concertos dos Coldplay).

Manifestações pró-Palestina originam troca de acusações entre partidos

Lusa há 10 horas

Trocas de acusações entre Iniciativa Liberal e Livre, a propósito das manifestações pró-Palestina, marcaram hoje o sexto dia de campanha oficial para as eleições autárquicas, com o tema a 'contagiar' as campanhas de outros partidos.

Horas depois de a líder da Iniciativa Liberal (IL) ter associado partidos como o Livre e o Bloco de Esquerda a "atos de vandalismo" no país, após uma manifestação pró-Palestina, em Lisboa, Rui Tavares exigiu que Mariana Leitão se retrate.

"Só um ato de desespero é que pode levar uma líder política a fazer isto. E é uma irresponsabilidade política, é até uma irresponsabilidade social. Porque nós vivemos já numa sociedade muito polarizada, sem precisar deste tipo de coisas. Uma liderança política que seja responsável não faz isto. Mariana Leitão deveria pedir desculpas pelo que fez", considerou o porta-voz do Livre.

Coligação Livre/BE/PAN em Loures quer mais habitação pública

Lusa há 11 horas

O cabeça de lista da coligação Livre/BE/PAN à presidência da Câmara de Loures, Luís Sousa, defendeu hoje mais habitação pública e criticou a "linguagem violenta" da atual liderança da autarquia para com as famílias mais pobres.

"Nós sabemos que é um problema estrutural, que deve ser com soluções estruturais que deve ser resolvido. E, para isso, a aposta na habitação pública é absolutamente fundamental", afirmou o candidato, defendendo que o município deve "fazer crescer a percentagem da habitação pública do total da habitação disponível".

Em declarações à agência Lusa, à margem de uma iniciativa de campanha na cidade de Loures, Luís Sousa afirmou que a construção de mais habitação pública é "a única forma de regular o mercado especulativo" e defendeu que a autarquia deve estabelecer parcerias com o Governo e com cooperativas.

Ana Rita (PAN) critica intervenção no Rossio em Aveiro

Lusa há 11 horas

A cabeça de lista do PAN à Câmara de Aveiro, Ana Rita Moreira, criticou hoje a intervenção realizada pela autarquia no Rossio, que, na sua opinião, transformou este espaço da cidade num deserto.

"Podemos observar que o nosso Rossio está muito vazio. Acho que também temos uma postura de crítica em relação ao que foi investido aqui. Portanto, nós podemos olhar para um sítio deserto que podia ser reaproveitado para outro tipo de dinâmicas", disse a candidata.

Ana Rita Moreira falou à agência Lusa no início de uma arruada em Aveiro, que contou com a presença da porta-voz do partido Inês Sousa Real.

Tavares acusa líder da IL de usar "ataques" para não falar de propostas

Lusa há 11 horas

O porta-voz do Livre acusou hoje a líder da Iniciativa Liberal de recorrer a ataques de caráter para não ter que falar das suas propostas autárquicas, pedindo-lhe coragem para dizer quantos funcionários públicos quer despedir a nível local.

"O que eu acho é que a Mariana Leitão deveria falar de autárquicas, deveria dizer quais são os seus compromissos. E ao entrar por esta lógica de ataques que já não são de conteúdo, já são de caráter, bem, aí está a desviar o assunto para não ter de falar nas suas propostas autárquicas", argumentou Rui Tavares, em declarações aos jornalistas à margem de uma iniciativa no concelho da Amadora, distrito de Lisboa.

Depois de esta manhã Tavares ter acusado a presidente da IL de desespero e exigido um pedido de desculpas pela liberal ter responsabilizado o seu partido de incentivar "atos de vandalismo" após uma manifestação pró-Palestina em Lisboa, Mariana Leitão devolveu que o porta-voz do Livre tem um "discurso sonso", por defender políticas de "esquerda radical" ao mesmo tempo que quer convencer os eleitores de que não é extremista. 

"Cargo [político] mais importante é ser presidente da Câmara do Porto"

Lusa há 11 horas

O candidato independente com o apoio do PAN à Câmara do Porto, Filipe Araújo, assumiu hoje à agência Lusa querer ser presidente daquela autarquia por ser o cargo mais importante do país.

Atual vice-presidente do executivo de Rui Moreira, o cabeça de lista do movimento Fazer à Porto garantiu não ter outro objetivo político no país, em declarações à margem de uma visita a um parque infantil no bairro de Costa Cabral.

"Para mim, o cargo mais importante a nível político, sem dúvida, é ser presidente da Câmara do Porto. Não quero ser mais nada", sublinhou Filipe Araújo, que baseia a sua convicção no facto de nos 12 anos que leva na autarquia ter percebido "que trabalhar próximo dos portuenses e conseguir projetar esta cidade para ser líder naquilo que é uma série de áreas" em que o concelho "progrediu nos últimos anos" é algo que o "deixa absolutamente preenchido".

"Falta de vontade política" para enfrentar crise da habitação no Funchal

Lusa há 11 horas

A cabeça de lista do Livre à Câmara do Funchal, na Madeira, disse hoje ter havido "falta de vontade política" nos últimos quatro anos para resolver o problema da habitação no município e avisou que "o futuro não é risonho".

"Alguém tem de ter coragem e meter um travão [na especulação imobiliária], porque, da maneira que isto segue, vai aumentar o número de pessoas em risco de despejo e também os sem-abrigo", alertou Marta Sofia.

A candidata do Livre falava no âmbito de uma ação de campanha focada na problemática da habitação, na freguesia de Santa Maria Maior, onde se localizam dois complexos habitacionais geridos pela autarquia: o Bairro de Santa Maria e o Bairro do Canto do Muro.

Montenegro promete novidades sobre metro para Trofa em 2026

Lusa há 12 horas

O presidente do PSD anunciou hoje na Trofa que vai haver "novidades no primeiro semestre de 2026" sobre o prolongamento da linha verde do metro do Porto até este concelho, gracejando que obteve essa informação da parte do primeiro-ministro.

Luís Montenegro falava num comício na Trofa (distrito do Porto) de apoio ao candidato apoiado por PSD e CDS-PP, Sérgio Araújo, atual vereador da autarquia.

No seu discurso, o candidato tinha desafiado Luís Montenegro, também primeiro-ministro, a responder sobre esta reivindicação, avisando que podia "levar 10.000 pessoas e fechar Lisboa" se não houvesse novidades em breve sobre o metro da Trofa.

"Descaramento". Montenegro critica quem diz que Governo age "para alguns"

O presidente do PSD anunciou hoje na Trofa que vai haver "novidades no primeiro semestre de 2026" sobre o prolongamento da linha verde do metro do Porto até este concelho, gracejando que obteve essa informação da parte do primeiro-ministro.

Lusa | 16:59 - 05/10/2025

Raimundo classifica transferência de competências como "crime político"

Lusa há 12 horas

O secretário-geral do PCP classificou hoje a transferência de competências para os municípios, em particular na área da saúde, como "crime político", defendendo que a responsabilidade pelo SNS deve ser do Estado e não das autarquias.

Num discurso no final de uma passagem pela vila de Arraiolos, Évora, num almoço comício, Paulo Raimundo elogiou o trabalho dos autarcas da CDU em Arraiolos, salientando que enfrentaram, "olhos nos olhos, esse crime político que foi a transferência de competências", processo iniciado em 2018.

Segundo indicou a presidente da Câmara, Sílvia Pinto, metade da população de Arraiolos não tem médico de família. 

Fado 'embalou' campanha do PPM/PTP no Largo do Chiado em Lisboa

Lusa há 12 horas

O candidato do PPM/PTP é o "homem ideal para liderar" a Câmara Municipal de Lisboa, defendeu hoje o presidente do partido monárquico, antes de um mini-concerto no Largo do Chiado, organizado para 'devolver' cultura à cidade.

Em declarações à agência Lusa, Gonçalo da Câmara Pereira não poupou elogios a Tomaz Ponce Dentinho, "um lisboeta nato" e "um quadro fantástico", que seria "o homem ideal para liderar" a autarquia.

"Talvez seja o melhor candidato para Lisboa", sintetizou, antes de dar início a um pequeno concerto no Largo do Chiado.

Moedas apela ao voto e ouve lamentos sobre habitação e lixo em Lisboa

Lusa há 12 horas

Entre abraços, beijos e até danças, ao som de música popular portuguesa, o recandidato a presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, percorreu hoje a Feira das Galinheiras e ouviu os problemas da população, desde a habitação ao lixo.

"Isto é uma zona em que há pessoas que têm muitos problemas e que nós resolvemos um a um. Resolvemos e falamos com as pessoas", afirmou Carlos Moedas, atual presidente da Câmara e recandidato pela coligação "Por ti, Lisboa", que junta PSD, CDS-PP e IL.

O candidato às eleições autárquicas de dia 12 falou aos jornalistas no meio de uma ação de campanha na Feira das Galinheiras, já depois de ter ouvido alguns munícipes a queixarem-se de problemas quanto à habitação municipal, elevadores e lixo: "Há 18 anos que estou à espera de uma casa. Só peço um T0"; "Com 74 anos, moro num 5.º andar sem elevador"; "Senhor presidente, não deixe o lixo amontoar por favor. Aqui nas Galinheiras é uma vergonha".

RIR tem ouvido "muitas pessoas descontentes" e propõe "moderação"

Lusa há 13 horas

Luís Mendes, cabeça de lista do RIR a Lisboa, tem ouvido "muitas pessoas descontentes" e, para evitar que estas se virem "para os extremos", propõe moderação, saindo do "campo de batalha" entre esquerda e direita.

"Eu não quero isso. O que eu quero é governar para uma Lisboa moderada, equilibrada, que ouça todos, quer do lado esquerdo, quer do lado direito", disse à Lusa, durante uma ação de campanha realizada hoje na Feira do Relógio.

Ainda há quem não conheça o Reagir, Incluir, Reciclar (RIR), que obteve cerca de 14 mil votos nas últimas legislativas, ou então quem o associe sobretudo a Vitorino Francisco da Rocha e Silva, popularmente conhecido como Tino de Rans, mas "as pessoas já reconhecem a seriedade do partido", considera Luís Mendes.

PS "nunca pactua com aqueles que querem destruir a nossa democracia"

Lusa há 13 horas

O antigo presidente do parlamento Augusto Santos Silva considerou hoje que o PS "é a força em que os portugueses mais confiam para o poder local", assegurando que os socialistas "nunca pactuam" com quem quer destruir a democracia.

Santos Silva juntou-se hoje à campanha nacional autárquica do líder do PS, José Luís Carneiro, e discursou no arraial que decorreu em Matosinhos, um bastião socialista à qual se recandidata a atual presidente da autarquia, que também lidera a ANMP, Luísa Salgueiro.

Leia mais aqui.

"Seja qual for o resultado, responsável máximo é sempre líder do partido"

Lusa há 13 horas

"Eu acho que estas são eleições diferentes, são eleições de natureza autárquica e a avaliação que é feita ao partido é autárquica. Porém eu nunca me refugiei em nenhuma terceira responsabilidade, eu sempre disse que seja qual for o resultado, seja ele bom ou mau, o responsável máximo por esses resultados é sempre o líder do partido, nunca é o outro", afirmou. 

A campanha do Chega arrancou hoje no distrito de Portalegre, com uma arruada em Elvas, com o candidato do partido à câmara municipal, José Eurico Malhado.

"Seja qual for o resultado, responsável máximo é sempre líder do partido"

O presidente do Chega, André Ventura, disse hoje que assumirá a responsabilidade pelo resultado do partido nas eleições autárquicas do próximo domingo, e colocou a fasquia em aproximar o número de votos ao das legislativas.

Lusa | 15:30 - 05/10/2025

Candidato da CDU quer retirar maioria em Cascais

Lusa há 13 horas

O candidato da CDU à Câmara de Cascais assumiu hoje, na Adroana, que os grandes objetivos passam por voltar ao executivo, retirar a maioria absoluta à coligação PSD/CDS-PP e realizar uma auditoria às "urbanizações suspeitas" no município.

"O grande objetivo mesmo é retirar a maioria absoluta ao PSD, fazer crescer a CDU, levar a CDU de novo ao governo desta Câmara, tendo em conta que toda a gente hoje da esquerda à direita entende que a CDU faz falta a esta Câmara", afirmou Carlos Rabaçal.

O candidato da coligação PCP/PEV, que falou durante uma visita à Feira da Adroana, acompanhado do cabeça de lista para a Assembleia Municipal, Vitor Maló Machado, e da principal candidata à freguesia de Alcabideche, Telma Santos, ambiciona ainda o crescimento em todos os órgãos municipais.

Pedro Correia propõe polo tecnológico ligado a setor agrícola em Santarém

Lusa há 13 horas

O candidato do Chega à presidência da Câmara de Santarém, Pedro Correia, defendeu hoje a criação de um polo tecnológico para a inovação agrícola e alimentar, e anunciou a intenção de promover uma auditoria externa às contas do município.

Durante uma visita à Associação de Caçadores de Santa Marta, onde participou num almoço com associados, Pedro Correia afirmou que Santarém precisa de "uma zona industrial do século XXI", centrada na investigação, tecnologia e empreendedorismo.

"Queremos um polo tecnológico ligado ao mundo rural, com parcerias com a Escola Superior Agrária, o Politécnico de Santarém, a Universidade Nova e a Universidade Católica", disse.

O candidato referiu que o projeto será "a coluna dorsal" do plano estratégico do Chega para o concelho, com implementação prevista já no primeiro mandato.

"É uma semente lançada ao território, que dará frutos a médio prazo, como aconteceu na Maia e em Oeiras".

Manifestantes pró-Palestina? Estão "a prestar um mau trabalho ao país"

Lusa há 14 horas

"Estas pessoas que ontem fizeram isto estão a prestar um mau trabalho ao seu país, são pessoas que, em vez de manifestarem pelos problemas que nós temos, corrupção, de insegurança, de imigração, andam a partir das nossas infraestruturas, dos nossos transportes, por causa de uma coisa que se passa na Palestina, onde as próprias mulheres e muitas destas minorias seriam tratadas verdadeiramente abaixo do cão, para usar uma expressão portuguesa", criticou André Ventura.

O líder do Chega falava aos jornalistas antes de uma arruada em Elvas, distrito de Portalegre, inserida na campanha para as eleições autárquicas do próximo domingo.

Manifestantes pró-Palestina? Estão

Manifestantes pró-Palestina? Estão "a prestar um mau trabalho ao país"

O presidente do Chega considerou hoje que os manifestantes pró-Palestina que invadiram uma estação de comboios em Lisboa estão "a prestar um mau trabalho ao país" e deveriam protestar por problemas nacionais, e acusou-os de desconhecimento e ignorância.

Lusa | 14:31 - 05/10/2025

Mariana Leitão tenta vender IL em Setúbal: "Defende coisas muito boas"

Lusa há 14 horas

Entre explicações sobre o que é a Iniciativa Liberal (IL) aos vendedores e promessas de resolução de problemas a clientes, Mariana Leitão tentou vender o partido que lidera no mercado setubalense do Livramento, habitual paragem das campanhas eleitorais.

"Sou a Mariana, da Iniciativa Liberal", disse, sorridente. "O que é isso?" - respondeu a vendedora de queijos Conceição Marques. "É um partido político que defende coisas muito boas para Setúbal".

Na autarquia, a IL concorre sozinha, como 'outsider', numa corrida que é disputada por uma ex-autarca comunista apoiada pelo PSD e CDS, um atual presidente (CDU) que foi número dois da ex-autarca, um deputado socialista e uma segunda escolha do Chega, depois de a primeira se ter demitido há dois meses.

Saiba mais aqui.

Rui Tavares ouviu "saudações democráticas" de comitiva jovem do PSD/CDS

Lusa há 14 horas

A comitiva do Livre, BE e PAN cruzaram-se hoje com adversários na feira da Adroana, Cascais, palco de um despique amigável entre Rui Tavares e apoiantes do PSD/CDS-PP, que incluiu "saudações democráticas" e "vivas" à República.

Pelas 09h30 da manhã, cerca de uma dezena de apoiantes da coligação Futuro em Comum, que junta Livre, BE e PAN à autarquia de Cascais, juntaram-se hoje à porta do recinto da Feira da Adroana, em Lisboa.

Rui Tavares ouviu

Rui Tavares ouviu "saudações democráticas" de comitiva jovem do PSD/CDS

A comitiva do Livre, BE e PAN cruzaram-se hoje com adversários na feira da Adroana, Cascais, palco de um despique amigável entre Rui Tavares e apoiantes do PSD/CDS-PP, que incluiu "saudações democráticas" e "vivas" à República.

 Lusa | 14:25 - 05/10/2025 

Candidata do MPT quer legalizar Áreas de Génese Ilegal de Loures

Lusa há 14 horas

A candidata do Movimento Partido da Terra (MPT) à presidência da Câmara de Loures, Isabel Elias, disse hoje querer legalizar as Áreas Urbanas de Génese Ilegal (AUGI) e criticou as "fortunas" pedidas às famílias para regularizarem as suas casas.

"Há que fazer um levantamento real do que se passa em Loures, porque há muita situação muito mal explicada, muito camuflada", afirmou Isabel Elias, ressalvando que "as pessoas construíram de forma ilegal, mas tentaram legalizar e nunca foi possível".

Ventura acusa PSD de falar em Orçamento por "medo de perder autarquias"

Lusa há 14 horas

O líder do Chega acusou hoje o PSD de trazer o Orçamento do Estado para a campanha autárquica por "medo de perder autarquias" e considerou que o momento para essa discussão é depois do próximo domingo.

"Para o PSD andar a falar do Orçamento do Estado pelas autarquias todas, mostra que não tem nem projetos autárquicos, que está com medo de perder as autarquias, e que os seus autarcas também não têm grande coisa a dizer, porque senão não se falava de coisas que aliás já foram aprovadas", acusou André Ventura.

Leia mais aqui.

Alexandra Leitão entra na 2.ª semana de campanha "a sentir um crescendo"

Lusa há 14 horas

A "republicana mais do que convicta" Alexandra Leitão, cabeça de lista da coligação "Viver Lisboa", escolheu a Feira do Relógio para entrar na segunda semana de campanha, "a sentir um crescendo" por parte dos eleitores.

"Corre muito bem na rua, as pessoas recebem-nos bem, são simpáticas, é mesmo isto que é preciso, vir falar com as pessoas para a rua", disse aos jornalistas, lembrando que já anda "há muitos meses a falar" com os lisboetas.

Começando a descer, a socialista que encabeça a coligação que junta PS, Livre, BE e PAN vai notando que há menos gente na Feira do Relógio. "Já estive aqui mais apertada", reconhece, recordando a campanha para as últimas legislativas.

Leia mais aqui.

Carneiro não comenta protestos: "Atualidade política são as Autárquicas"

Lusa há 15 horas

O líder do PS escusou-se hoje a comentar a manifestação pela libertação dos portugueses detidos em Israel argumentando que "a atualidade política" são as autárquicas, e declarou que não leu a mensagem de Ferro Rodrigues.

À chegada para um arraial da campanha autárquica de Matosinhos, no Porto, José Luís Carneiro foi questionado pelos jornalistas sobre a manifestação da véspera em Lisboa e sobre o desafio que lhe foi feito pela presidente da IL de se demarcar daquilo que classificou como "atos de vandalismo" pró-Palestina.

"Julgo que está enganado porque a atualidade política é esta que nós estamos aqui a comemorar, a atualidade política são as eleições autárquicas. A atualidade política tem um momento crucial que é dentro de oito dias", respondeu.

Leia mais aqui.

Pureza quer que não se repita erro da Quinta das Bicas em Coimbra

Lusa há 15 horas

O candidato bloquista à câmara de Coimbra José Manuel Pureza defendeu hoje uma revisão da estratégia municipal de habitação para garantir que não se repete "o erro" da Quinta das Bicas de concentração de habitação social na periferia.

"A primeira coisa é um compromisso que seja fiável, que seja efetivo, de que não se vai voltar a repetir esta situação", disse José Manuel Pureza, que falava à agência Lusa no final de uma ação simbólica de "desinauguração" da Quinta das Bicas, onde estão a ser construídos 268 fogos de habitação social em Taveiro, a cerca de 15 minutos do centro de Coimbra.

Manuel Pizarro afasta ideia de coligações para governar Câmara do Porto

Lusa há 15 horas

O candidato do PS à Câmara do Porto Manuel Pizarro afasta, para já, a ideia de coligações para governar a autarquia, mas afirmou ter a capacidade de diálogo que o torna capaz de governar com estabilidade.

"Agora é mesmo a altura dos portuenses decidirem quem é que querem ter na câmara. Há duas coisas que as pessoas sabem sobre mim: primeiro, sabem que eu não deixo o Porto. Eu sou sempre do Porto e fico sempre no Porto a trabalhar pelo Porto. Segundo, sabem que eu sou uma pessoa de diálogo, uma pessoa capaz de se entender com os outros", disse.

Leia mais aqui.

Chega diz que há um sentimento generalizado de insegurança em Braga

Lusa há 15 horas

O candidato do Chega à Câmara de Braga disse hoje haver "um sentimento generalizado de insegurança" na cidade, que não considerou ser perigosa, e propôs melhores instalações para as forças de segurança, o reforço da polícia municipal e videovigilância.

Em declarações à agência Lusa, Filipe Aguiar, no âmbito da campanha para as eleições autárquicas de dia 12, defendeu que, ao contrário do que dizem as estatísticas, que apontam uma diminuição da criminalidade em Braga, existe um sentimento de insegurança nos bracarenses.

"Na nossa opinião, as estatísticas não estão atualizadas. O que sabemos e o que falamos com as pessoas diariamente é que há um sentimento de insegurança generalizado em Braga. Não quer dizer que seja uma cidade perigosa, sim, não é, mas há um sentimento de insegurança", afirmou.

Nesse sentido, o candidato do Chega ao município de Braga propôs "reformular as condições de trabalho" das forças de segurança.

Candidato do PS a Ponte da Barca exige que PSD se retrate

Lusa há 15 horas

O candidato do PS à Câmara de Ponte da Barca, Vassalo Abreu, quer que o seu opositor do PSD, Augusto Marinho, que se recandidata a um terceiro mandato nas autárquicas de dia 12, se retrate por "ataque à sua honra".

Em causa estão as buscas realizadas pela Polícia Judiciária (PJ) no dia 25 de setembro à Câmara de Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo.

Na altura, contactado pela agência Lusa, Augusto Marinho disse que os inspetores fizeram uma busca ao departamento de contratação pública para investigar "procedimentos de recrutamento de recursos humanos", alegadamente devido a "denúncias anónimas".

"Vieram buscar documentação sobre vários processos de recrutamento de recursos humanos, desconhecendo-se se os agentes da PJ foram a outros departamentos por estar fora da Câmara", disse, acrescentando que "tudo decorreu normalmente, com total colaboração do município", salientou então.

Almada. Candidata do CDS diz que há afastamento entre Câmara e pessoas

Lusa há 15 horas

A candidata do CDS-PP à presidência da Câmara Municipal de Almada disse hoje sentir que "há um sentimento de total afastamento" entre o atual executivo camarário e os munícipes.

Ana Clara Birrento falava à agência Lusa durante uma ação de campanha no mercado da Sobreda, no concelho de Almada, distrito de Setúbal, onde ouviu de alguns comerciantes exatamente essa queixa.

No sábado, a candidata e vice-presidente do CDS-PP esteve no mercado do Feijó e no mercado de Almada.

"De facto, temos feito visitas aos mercados, mas também a tudo aquilo que é o comércio local e uma coisa que é evidente e é recorrente em todos os locais onde nós temos estado é aquilo que eu também tenho vindo a dizer, que existe um afastamento entre a autarquia e os comerciantes, mas também com as pessoas em geral. Há este sentimento em Almada de total afastamento para o que são as necessidades dos munícipes e a autarquia", disse.

A cabeça de lista do CDS à Câmara de Almada considerou que esse afastamento é visível ao nível do município e das juntas de freguesia.

Mariana Leitão evita comentar apoio do PSD a ex-autarca comunista

Lusa há 15 horas

A líder da Iniciativa Liberal evitou hoje, mais uma vez, criticar a posição autárquica do PSD, desta vez em Setúbal, onde os liberais concorrem com um candidato próprio, contra uma antiga autarca comunista, apoiada pelos sociais-democratas.

Acaravana liberal, liderada por Mariana Leitão, tem circulado por concelhos onde a IL concorre isolada ou em coligação (quase sempre com o PSD como partido preferencial) e, com exceção de Oeiras - onde a presidente da IL foi deputada municipal -, a líder têm-se escusado a comentar as escolhas sociais-democratas.

Em Setúbal, o PSD não apresenta nome próprio e, numa decisão criticada por parte da estrutura local, preferiu apoiar a antiga presidente da Câmara Maria das Dores Meira, então militante comunista que tentou, há quatro anos, ganhar Almada para a CDU.

Leia mais aqui.

Livre quer núcleos rurais em "quintas cidadãs" pelo Porto

Lusa há 15 horas

O cabeça de lista do Livre à Câmara do Porto, Hélder Sousa, defendeu hoje uma rede de "quintas cidadãs" pela cidade, instalando-se núcleos rurais em parques e espaços verdes ligados por ciclovias e "corredores verdes".

Hélder Sousa visitou o Parque do Covelo, na freguesia de Paranhos, junto à Quinta do Covelo, um espaço que integra um parque infantil, máquinas para exercício físico, um café, casas de banho públicas e bebedouros.

"Parte da nossa visão de cidade integra também estes antigos espaços rurais e espaços verdes que ainda existem no Porto. (...) Queremos fazer um levantamento destes espaços, como a Quinta da Prelada, o Parque de Ramalde, a Charca de Salgueiros, o Covelo e o Parque da Pasteleira, parte do Parque Oriental", explicou à agência Lusa.

Aqui, pretendem "criar núcleos rurais, ligados à natureza e abertos à comunidade", com hortas urbanas, laboratórios de educação alimentar e ambiental, e lançar "roteiros da natureza e pequenos refúgios climáticos, abertos todo o ano".

Candidato do PSD quer convidar todos os eleitos para executivo em Cascais

Lusa há 15 horas

O candidato do PSD/CDS-PP à Câmara de Cascais assegurou hoje, na Adroana, que, com ou sem maioria absoluta, convidará os outros eleitos para assumirem competências no executivo e apontou como prioridades a habitação pública e a mobilidade.

"Os eleitores são sempre soberanos e a coligação Viva Cascais, com uma coligação aberta e democrática como é, está disponível para governar de acordo com aquilo que os eleitores entenderem que deve ser a composição do executivo da Câmara Municipal de Cascais", afirmou Nuno Piteira Lopes.

O atual vice-presidente da autarquia, que se candidata para suceder a Carlos Carreiras (PSD), que atingiu o limite de mandatos, falava à agência Lusa após uma ação de campanha na Feira da Adroana, freguesia de Alcabideche, recusando que se não repetir a maioria absoluta seja "uma derrota pessoal", embora esteja "convencido de que essa maioria vai ser possível de atingir".

Mariana Leitão acusa Rui Tavares de ter "discurso sonso"

Lusa há 15 horas

A líder da Iniciativa Liberal (IL) acusou hoje o porta-voz do Livre de ter um "discurso sonso", por defender políticas de "esquerda radical" ao mesmo tempo que quer convencer os eleitores de que não é extremista.

"Rui Tavares vem da esquerda radical, coliga-se com a esquerda radical, vota favoravelmente as propostas da esquerda radical e depois quer que os portugueses acreditem que não é da esquerda radical", acusou Mariana Leitão, durante uma visita ao mercado de Setúbal, no quadro da campanha eleitoral para as autárquicas de dia 12.

"Esse discurso sonso de Rui Tavares já não engana mais os portugueses", acrescentou a líder liberal, que acusou Bloco, PCP e Livre de terem fomentado as manifestações pró-Palestina em Lisboa.

Leia mais aqui.

Candidato da CDU por Ponta Delgada quer combater a solidão

Lusa há 15 horas

O candidato independente pela CDU à Câmara Municipal de Ponta Delgada, Henrique Levy, defendeu hoje a necessidade de combater a "enorme solidão" dos idosos, de forma particular no espaço rural do concelho.

Henrique Levy, que hoje esteve em campanha na Feira das Traquitanas, em Ponta Delgada, considerou que, "para além das temáticas que se discutem na campanha, como a habitação, a segurança, o turismo, há uma outra temática superior a tudo isto: a enorme solidão em que as pessoas vivem".

O candidato defendeu que para combater a solidão o executivo camarário "tem de criar associações, centros de dia, atividades para os idosos", bem como iniciativas em que estes e as crianças "possam cooperar".

MPT diz ser uma "mais-valia" no concelho do Funchal

Lusa há 15 horas

O cabeça de lista do MPT à Câmara do Funchal, na Madeira, afirmou hoje que a sua candidatura "faz toda a diferença", constitui uma "mais-valia" para o município e sublinhou que o partido consegue "fazer melhor".

"Nós conseguimos fazer melhor e pedimos o voto da população, pedimos a confiança da população", disse Válter Rodrigues, numa ação de campanha junto à igreja matriz de Santo António, uma das dez freguesias que compõem o concelho do Funchal, o mais populoso da Madeira, com 108.129 habitantes (dados oficiais referentes a 2024).

5 de Outubro. Cerimónia marcada por silêncio a uma semana das Autárquicas

Lusa há 15 horas

A cerimónia que assinala o 5 de Outubro decorreu hoje, em Lisboa, sem as habituais intervenções políticas, um silêncio justificado pela proximidade com as eleições autárquicas, que ocorrem dentro de uma semana.

Pelas 11h30, a banda da Guarda Nacional Republicada (GNR) chegou à Praça do Município, em Lisboa, sob o olhar atento de poucas dezenas de turistas, onde já se encontrava o presidente da Câmara Municipal, Carlos Moedas.

Cerca de 30 minutos depois, chegou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a esta que será a sua última cerimónia do 5 de Outubro em funções.

Seguiu-se o hino nacional, entoado pela banda da GNR, e o içar da bandeira a partir da varanda principal da Câmara.

Leia mais aqui.

Sérgio Aires quer Serralves gratuito aos fins de semana e feriados

Lusa há 16 horas

O cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara Municipal do Porto, Sérgio Aires, considerou hoje que o acesso ao Museu de Arte Contemporânea de Serralves deve ser gratuito aos fins de semana e feriados. Além disso, o bloquista defendeu ainda que, durante a semana, haja preços diferenciados para residentes no Porto e cidadãos nacionais.

À porta de Serralves, dia em que a entrada no espaço é gratuita, o que originou uma grande afluência de pessoas, Sérgio Aires afirmou que este museu é o mais caro do Porto. 

E está mesmo, acrescentou, acima de todos os museus privados da cidade.

Leia mais aqui.

BE lamenta atos "imprudentes" mas acusa IL de "arranjar desculpas"

Lusa há 16 horas

A dirigente do BE Marisa Matias lamentou hoje os "atos imprudentes" cometidos por uma parte dos manifestantes pró-Palestina, no sábado, em Lisboa, mas acusou a Iniciativa Liberal de "arranjar desculpas" para não "condenar o genocídio".

"Da Iniciativa Liberal, eu sinceramente não espero mais nada. Eu creio que Mariana Leitão e a IL e os seus dirigentes vão continuar a arranjar todas as desculpas para, ao fim de dois anos, continuarem a não ter uma única palavra que condene o genocídio e a não ter uma palavra de solidariedade com o povo que está a ser massacrado. É isso que está em causa", criticou Marisa Matias.

A dirigente do Bloco de Esquerda falava na Feira da Adroana, em Cascais, distrito de Lisboa, à margem de uma ação de campanha para as autárquicas de dia 12 e reagia às palavras de Mariana Leitão, líder dos liberais, que no sábado associou partidos como o BE e o Livre a "atos de vandalismo" no país, após uma manifestação pró-Palestina.

Leia tudo aqui.

"Não dá para discutir o Orçamento do Estado" às "peçazinhas"

Lusa há 16 horas

Em declarações aos jornalistas após uma visita ao Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, em Arraiolos, distrito de Évora, Paulo Raimundo defendeu que "não dá para discutir o Orçamento do Estado" às "peçazinhas", um dia depois de o primeiro-ministro ter confirmado que a proposta orçamental do executivo irá incluir uma nova redução do IRS.

"Eu sei quais são as cascas de banana do senhor primeiro-ministro. Diz que o Orçamento do Estado é só para depois das eleições - palavras do próprio -, que até já tem reuniões marcadas - e acho bem, está a fazer pela vida dele -, mas depois vai deixando cair umas peçazinhas", criticou.

"Não dá para discutir o Orçamento do Estado" às "peçazinhas"

O secretário-geral do PCP criticou hoje a apresentação progressiva de "peçazinhas" do Orçamento do Estado em período eleitoral, recusou cair na "casca de banana" de as comentar e avisou que quem viabilizar o documento terá de assumir responsabilidades.

Lusa | 12:55 - 05/10/2025

Chega promete estar ao lado de todas as freguesias de Coimbra

Lusa há 16 horas

A candidata do Chega à Câmara de Coimbra, Maria Lencastre Portugal, prometeu hoje estar ao lado de todas as freguesias do concelho de Coimbra, especialmente as mais rurais, que considera que estão descuidadas e esquecidas.

"É o meu compromisso, é a minha promessa: estar ao lado de todas das freguesias, que não são só as freguesias do centro da cidade. Estas [as freguesias mais rurais] é que são onde as pessoas vivem. Nós todos somos a nossa Coimbra e nós queremos dar tudo por Coimbra", destacou.

A candidata do Chega participou, ao longo da manhã de hoje, numa ação de campanha na feira dominical de São João do Campo, freguesia situada na margem direita do rio Mondego, onde se cruzou com a caravana de alguns dos seus opositores.

No contacto com a população foi acolhendo alguns pedidos para "acabar com a corrupção", para "correr com os ladrões que já cá estão há muito tempo" e para "por a malta a trabalhar".

Diana Ferreira quer Serralves e Casa da Música "mais abertas" ao Porto

Lusa há 16 horas

A cabeça de lista da CDU à Câmara do Porto, Diana Ferreira, defendeu hoje uma maior relação entre a Fundação de Serralves e a Casa da Música, duas instituições icónicas da cidade, com a população e as escolas.

À porta do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, dia em que a entrada no espaço é gratuita, a comunista explicou que é importante aproximar estas duas instituições, através dos seus serviços, às pessoas, às escolas e aos profissionais das artes.

A ex-deputada da Assembleia da República apontou ainda a importância de haver uma maior articulação com a rede de estruturas e artistas da cidade e da região, elevando o seu contributo para o desenvolvimento da produção artística, criativa e experimental das artes plásticas e performativas.

"Consideramos que é importante que a população usufrua mais desses espaços e de formas mais diversificadas".

Volt quer mais equipamentos e recursos para reforçar higiene em Lisboa

Lusa há 16 horas

O cabeça de lista do Volt à presidência da Câmara de Lisboa, José Almeida, afirmou hoje que a higiene urbana, "um assunto grave na cidade", deve ser resolvido com mais equipamentos e recursos humanos.

Numa visita à feira das Galinheiras na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, o candidato do Volt teceu críticas ao executivo da Câmara e deu o exemplo da freguesia onde se encontrava e onde o lixo acumula.

"Santa Clara é uma zona esquecida da cidade de Lisboa, onde o lixo acumula pelas diferentes ilhas que aqui existem", sublinhou, acrescentando que isso levou ao surgimento de "pragas de ratos e de baratas".

"Além de todos os riscos que isso comporta a nível de saúde para as populações que aqui vivem e espelha realmente a revolta destas pessoas que aqui estão, que notam que não há o investimento por parte da Câmara e por parte da Junta".

Tavares acusa Mariana Leitão de "desespero" (e exige pedido de desculpas)

Lusa há 16 horas

O porta-voz do Livre acusou hoje a presidente da IL de desespero e exigiu que Mariana Leitão se retrate por ter responsabilizado o partido de Rui Tavares de incentivar "atos de vandalismo", após uma manifestação pró-Palestina em Lisboa.

"Só um ato de desespero é que pode levar uma líder política a fazer isto. E é uma irresponsabilidade política, é até uma irresponsabilidade social. Porque nós vivemos já numa sociedade muito polarizada, sem precisar deste tipo de coisas. Uma liderança política que seja responsável não faz isto. Mariana Leitão deveria pedir desculpas pelo que fez", considerou Rui Tavares, na feira da Adroana, em Cascais, distrito de Lisboa.

À margem de uma ação de campanha para as autárquicas de dia 12, acompanhado pela dirigente do BE Marisa Matias, Tavares reagia às palavras de Mariana Leitão, líder dos liberais, que no sábado associou partidos como o BE e o Livre a "atos de vandalismo" no país, após uma manifestação pró-Palestina, em Lisboa.

Leia mais aqui.

Moedas diz que Alexandra Leitão utiliza tragédia como "tábua de salvação"

Lusa há 16 horas

"Mais uma vez, o Partido Socialista, por não ter nenhum tema, agarra-se como tábua de salvação àquilo que é uma tragédia. Eu acho que isso não deveria existir hoje na política. Eu não faço política assim, nunca o fiz. Fiz sempre política com os partidos, mas acima dos partidos, com as pessoas. Não consigo perceber como um partido democrático da nossa democracia utiliza uma tragédia como tábua de salvação para umas eleições", afirmou o social-democrata Carlos Moedas.

O atual presidente da Câmara de Lisboa e recandidato ao cargo nas eleições autárquicas de dia 12, falou aos jornalistas no meio de uma ação de campanha na Feira das Galinheiras, por onde também passou hoje a candidata Alexandra Leitão (PS/Livre/BE/PAN), mas sem se cruzarem.

Moedas diz que Alexandra Leitão utiliza tragédia como

Moedas diz que Alexandra Leitão utiliza tragédia como "tábua de salvação"

O recandidato à presidência da Câmara de Lisboa pela coligação PSD/CDS-PP/IL, Carlos Moedas, acusou hoje a candidatura encabeçada pela socialista Alexandra Leitão de utilizar a tragédia do elevador da Glória como "tábua de salvação" para as eleições autárquicas.

Lusa | 12:11 - 05/10/2025

Funchal: PS diz ser possível governar sem ceder à especulação imobiliária

Lusa há 17 horas

O cabeça de lista do PS à Câmara do Funchal, na Madeira, disse hoje que, caso vença as eleições de dia 12, vai provar que é possível governar o município sem ceder à especulação imobiliária e aos interesses económicos.

"Nós consideramos ser necessário uma presidência que defenda e proteja os cidadãos que vivem na nossa cidade. Não podemos continuar a assistir à expulsão dos funchalenses da sua cidade, porque não conseguem arrendar uma casa ou comprar uma casa, e vivem em casa dos seus pais, em apartamentos sobrelotados, ou então têm de emigrar", afirmou Rui Caetano.

O candidato socialista falava no âmbito de uma ação de campanha junto à igreja matriz de Santo António, uma das dez freguesias que compõem o concelho do Funchal, o mais populoso da Madeira, com 108.129 habitantes (dados oficiais referentes a 2024).

O Funchal é também o concelho do país com mais candidaturas à Câmara Municipal - 14.

Comemoração do 5 de Outubro sem intervenções (por coincidir com campanha)

Lusa há 17 horas

A cerimónia que marca as comemorações oficiais do Dia da Implantação da República, que decorre hoje de manhã na Praça do Município, em Lisboa, não terá intervenções - e será restrita a convidados institucionais -, por coincidir com a campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 12 de outubro.

Onde estarão os líderes? A agenda do 6.º dia de campanha das Autárquicas

Lusa há 21 horas

O presidente social-democrata celebra hoje o aniversário da Implantação da República na capital antes de rumar ao Norte, onde também andará o secretário-geral socialista, num sexto dia de campanha autárquica em que vários dirigentes partidários estarão nos arredores de Lisboa.

Luís Montenegro inicia a jornada na condição de primeiro-ministro, participando na cerimónia de comemoração do 115.º aniversário da Implantação da República, nos Paços do Concelho, em Lisboa, onde será içada a Bandeira Nacional, na varanda do Salão Nobre. O social-democrata ruma depois ao Norte, parando na Trofa para um almoço, antes de seguir para Bragança, onde participará num comício, com uma agenda mais 'leve' do que o líder do PS.

José Luís Carneiro tem previstas quatro ações de campanha, a primeira das quais em Matosinhos, a paragem inicial de uma jornada na qual passará por Guimarães, Aveiro, já na região Centro, e Alenquer, no distrito de Lisboa.

Vários dirigentes em campanha perto de Lisboa. PSD e PS mais a Norte

Vários dirigentes em campanha perto de Lisboa. PSD e PS mais a Norte

O presidente social-democrata celebra hoje o aniversário da Implantação da República na capital antes de rumar ao Norte, onde também andará o secretário-geral socialista, num sexto dia de campanha autárquica em que vários dirigentes partidários estarão nos arredores de Lisboa.

Lusa | 06:22 - 05/10/2025

Início de Acompanhamento

Catarina Correia Rocha há 21 horas

Bom dia!

Iniciamos aqui o acompanhamento AO MINUTO do sexto dia da campanha para as eleições autárquicas.

Recorde em baixo as incidências deste sábado:

AO MINUTO: OE,

AO MINUTO: OE, "populismo" e "trapalhadas" marcam 5.º dia de campanha

Recorde aqui o nosso acompanhamento AO MINUTO do quinto dia da campanha para as eleições autárquicas, que se realizam a 12 de outubro.

Notícias ao Minuto | 10:41 - 04/10/2025

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10