Chega: "Temos de saber onde está a máfia que lucra" com os incêndios

O deputado do Chega Pedro Frazão afirmou que "o PSD esteve em festa no Algarve enquanto o país ardia e agora o país ainda não acabou de arder e o PSD continua em festa".

Pedro Frazão, Chega

© Twitter Pedro Frazão

Carolina Pereira Soares
26/08/2025 08:17 ‧ há 2 horas por Carolina Pereira Soares

Política

Incêndios

O deputado do Chega Pedro Frazão acusou o PSD de “continuar em festa” enquanto os fogos ainda lavram no território nacional.

 

“O PSD esteve em festa no Algarve enquanto o país ardia e agora o país ainda não acabou de arder e o PSD continua em festa”, afirmou o deputado em entrevista à CNN Portugal na segunda-feira à noite.

Pedro Frazão referia-se à Universidade de Verão dos sociais-democratas que acontece esta semana.

“Para este evento da JSD (Juventude Social Democrata) estão já agendados cinco ministros, o atual Presidente da República, que e também do PSD, e também o candidato próximo apoiado pelo PSD à Presidência da República [Luís Marques Mendes]”, disse o deputado, criticando a presença dos representantes numa festa do partido em vez de estarem no terreno com os portugueses afetados pelos fogos.

CPI do Chega? PSD considera

CPI do Chega? PSD considera "despropositada", mas aceita comissão do PS

O líder parlamentar do PSD considerou hoje "despropositada e inútil" a proposta do Chega de um inquérito sobre os incêndios desde 2017, mas disse ver "com bons olhos" a do PS de uma nova comissão técnica independente.

Lusa | 19:53 - 25/08/2025

Sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com que o Chega vai avançar de forma potestativa, forçando a sua realização mesmo sem a aprovação da maioria, Pedro Frazão considerou que as conclusões da CPI de 2017 não são suficientes - se fossem o país não estaria com o mesmo problema.

“Como é que desde 2017 até este ano já foram gastos mais de 3 mil milhões de euros em combate e em prevenção de incêndios e nós continuamos nos nossos territórios a sofrer desta forma?”, questionou o deputado. 

“Temos de saber onde está esta máfia por detrás dos incêndios que lucra com estes 3 mil milhões de euros”, acrescentou, afirmando ainda que “é dever dos deputados procurar a verdade é direito dos cidadãos serem informados com essa verdade”.

Chega admite forçar constituição de comissão de inquérito

Chega admite forçar constituição de comissão de inquérito

O Chega admitiu hoje forçar a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito sobre a prevenção e combate aos incêndios caso não reúna o acordo de PS e PSD, até porque pretende que comece o mais rapidamente possível.

Lusa | 18:51 - 25/08/2025

Leia Também: Incêndio em Montalegre dado como dominado

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas