Rocha desafia PS a dizer se bloqueia ou colabora com um Governo com a IL

O líder da IL desafiou hoje o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, a esclarecer se vai ser uma "oposição de bloqueio" ou se vai colaborar com um Governo que integre os liberais.

Notícia

© Lusa

Lusa
14/05/2025 21:58 ‧ há 2 horas por Lusa

Política

Legislativas

Num jantar comício em Leiria, Rui Rocha disse que, com o aproximar do dia das eleições, já não "vale a pena perguntar a Pedro Nuno Santos" o que vai fazer caso ganhe as eleições legislativas, porque "já se sabe que Pedro Nuno Santos não vai estar no poder".

 

"Mas há uma pergunta que vale a pena fazer a Pedro Nuno Santos: como é que vai ser o PS na oposição? É isso que o PS tem de esclarecer aos portugueses. Na oposição, o PS vai construir, vai permitir que a IL acelere o país, ou vai ser uma oposição de bloqueio?", questionou.

Rui Rocha perguntou a Pedro Nuno Santos se "vai colaborar ou bloquear" quando a IL quiser "trazer mais casas para o mercado", "acelerar no acesso à saúde", "mudar o sistema eleitoral" ou "baixar os impostos para as famílias e para as empresas".

"Da mesma maneira que nós somos transparentes com os portugueses e assumimos que somos um partido de governação para mudar o país, Pedro Nuno Santos deve ser transparente com os portugueses e dizer-lhes se vai ser uma minoria de bloqueio", desafiou.

Rui Rocha fez este desafio ao secretário-geral do PS depois de voltar a salientar, à semelhança do que tem feito nos últimos dias, que a IL já ganhou esta campanha eleitoral porque "não há nenhum partido que tenha estado tão no centro do debate político".

"Não há nenhum partido que tenha sido tão atacado por todos os outros partidos como a IL. E isso significa uma coisa: significa que nós já ganhámos e a esquerda que nos tem atacado já perdeu", frisou.

Porque, prosseguiu, "quando alguém passa o tempo todo a dizer como é que vai ser com a IL -- com falsidades, mentiras e ataques -- podia usar esse tempo para dizer como é que vai ser com a esquerda no poder".

"Mas eles já admitiram a derrota, já sabem que vai ser com a IL e não falam deles", afirmou.

Rui Rocha disse que, ao longo da campanha, não há nenhuma declaração que faça aos jornalistas em que não haja perguntas sobre o que pretende fazer no dia a seguir às eleições, designadamente se tenciona fazer um acordo pós-eleitoral com a AD.

"Não há uma declaração minha em que essa pergunta não seja feita. Pois a Pedro Nuno Santos essa pergunta nunca é feita. Porquê? Porque já sabem que a IL vai contribuir para o futuro do país e já sabem que Pedro Nuno Santos está derrotado", referiu.

Antes de Rui Rocha, discursou o cabeça de lista da IL por Leiria, André Abrantes Amaral, que criticou as obras que foram feitas na Linha do Oeste, salientando que, em 1952 o trajeto entre Lisboa e as Caldas da Rainha durava uma hora e 39 minutos.

"73 anos mais tarde, 62 milhões de euros depois, pagos agora na última obra, e a viagem demora uma hora e 35 minutos. Foram 73 anos, 62 milhões de euros, para se ganharem quatro minutos. São, meus caros amigos, os quatro minutos mais caros da história de Portugal", criticou.

Salientando que tenciona ser eleito deputado para "marcar a diferença", André Abrantes Amaral salientou que, atualmente, o país está "desgovernado e politicamente desorientado", aproveitando para referir-se à ex-primeira-ministra do Reino Unido Margaret Thatcher, uma referência para o liberalismo, que, quando entrou em Downing Street, leu uma citação de São Francisco de Assis.

"Onde haja discórdia, possamos trazer harmonia. Onde haja erro, possamos trazer verdade. Onde haja dúvida, possamos trazer fé. E onde haja desespero, possamos trazer esperança. Este é o espírito e a marca da IL", disse.

[Notícia atualizada às 22h15]

Leia Também: Ausência de Ventura e candidatura de Gouveia e Melo marcam 10.º dia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas