Mais de 300 personalidades de vários meios, incluindo Cultura, Desporto e Ciência, subscreveram um manifesto de apoio ao Partido Socialista (PS) e à candidatura de Pedro Nuno Santos a primeiro-ministro.
Entre os subscritores, destacam-se nomes como Alice Vieira, Daniel Sampaio, Joana Vasconcelos, Jorge Fernando, Lena d'Água, Lito Vidigal, Manuel Machado, Manuela Machado, Mário Cordeiro, Miguel Lobo Antunes, Pedro Abrunhosa, Pedro Penim, Richard Zimmler, Teresa Salgueiro e Tiago Guedes.
No manifesto, os subscritores destacaram que estes são "tempos que exigem projetos políticos capazes de responder, de forma efetiva, às reais necessidades da população e, simultaneamente, de refundar a confiança entre os cidadãos e aqueles que se propõem a representá-los".
Os 300 assinantes reconhecem que as eleições surgem "num ambiente de desconfiança e descrédito que ninguém desejaria que tivesse surgido" e que "ocorrem num momento desajustado".
No entanto, rejeitam propostas que "apresentam o retrocesso como penalização pela frustração coletiva, o individualismo como solução para as adversidades do dia a dia, ou visões de governação, mais ou menos assumidas, ao serviço de uma minoria, que bloqueiam os projetos de vida da expressiva maioria dos portugueses".
"Subscrevemos o projeto que melhor traduz a ambição de construir um país onde ninguém é deixado para trás e onde, em conjunto, somos capazes de encontrar soluções concretas para melhorar a vida da cada uma e cada um, garantindo liberdade, igualdade e justiça social, bem-estar coletivo e a realização das legítimas aspirações pessoais", defendem, frisando que "Portugal precisa de esperança, mas também desta capacidade de a transformar em propostas concretas, que façam avançar, com consistência e competência, a vida de todos".
Os subscritores afirmam ainda que "num tempo de ameaças e perigos para a liberdade, é fundamental escolhermos aqueles que têm inscrita na sua identidade a fidelidade permanente e ativa aos valores da democracia".
"Por isso assumimos a nossa responsabilidade na construção do presente e do futuro, manifestando o nosso apoio ao projeto defendido pelo Partido Socialista e ao seu candidato a primeiro-ministro, Pedro Nuno Santos", concluíram.
Pode consultar a lista completa de subscritores aqui: Subscritores do manifesto de apoio a Pedro Nuno Santos
Leia Também: Líder do PS confrontado por Joana Amaral Dias num momento tenso