PAN considera inoportuno falar de Presidenciais antes das Legislativas

A porta-voz do PAN considerou hoje que a candidatura de Gouveia e Melo "faz parte da democracia", mas ressalvou que as legislativas "são demasiado importantes" para se desviar agora o foco do debate político com as eleições presidenciais.

Notícia

© Lusa

Lusa
14/05/2025 19:04 ‧ há 5 horas por Lusa

Política

Legislativas

"O dia 18 de maio é demasiado importante para a vida dos portugueses para que seja de alguma forma menosprezado e para que não se coloque o foco naquilo que temos, a este tempo, que estar a discutir", afirmou Inês de Sousa Real, após ser questionada sobre a oportunidade do anúncio da candidatura presidencial de Henrique Gouveia e Melo, confirmada hoje.

 

A líder do PAN falava aos jornalistas após uma reunião com o conselho de administração do Hospital Garcia de Orta, em Setúbal, no âmbito da campanha eleitoral para as eleições legislativas de domingo.

Inês de Sousa Real afirmou que o anúncio do ex-chefe do Estado Maior da Armada "faz parte da democracia", mas que o foco do partido é dar "respostas aos portugueses para aquilo que, neste momento, vai condicionar a sua vida nos próximos quatro anos", acrescentando que o PAN reserva comentários e decisões sobre o apoio a candidaturas presidenciais para depois das legislativas.

Em declarações à Rádio Renascença, Gouveia e Melo disse ter tomado a decisão de avançar com uma candidatura à Presidência da República, que será formalmente apresentada no dia 29 de maio.

Segundo referiu, a sua decisão foi tomada também tendo em conta "alguma instabilidade interna que se tem prolongado" no país, devido a governos de curta duração e à falta de uma governação estável.

"Esta instabilidade interna está aos olhos de todos nós, portugueses", salientou Gouveia e Melo, para quem o "mundo mudou bastante" desde 2023.

Leia Também: Pedro Nuno recusa comentar Gouveia e Melo e Santos Silva critica 'timing'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas