Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 21º

CDS-PP vê "com muita satisfação" aprovação de medidas para reformados

O partido disse que as medidas aprovadas em Conselho de Ministros, nesta quinta-feira, são "um primeiro passo no sentido de resolver o caos em que o Governo socialista deixou o estado social e o apoio aos pensionistas e reformados mais carenciados".

CDS-PP vê "com muita satisfação" aprovação de medidas para reformados

O líder parlamentar do CDS-PP, Paulo Núncio, saudou "vivamente" o Governo por ter aprovado várias medidas dirigidas a pensionistas e reformados em Conselho de Ministros, nesta quinta-feira, "porque são muitíssimo importantes".

"É com muita satisfação que vimos o Governo aprovar estas medidas hoje, no Conselho de Ministros. É um primeiro passo no sentido de resolver o caos em que o Governo socialista deixou o estado social e o apoio aos pensionistas e reformados mais carenciados", afirmou, em declarações aos jornalistas na Assembleia da República.

Paulo Núncio decidiu realçar duas das medidas aprovadas, nomeadamente "o aumento de 50% para 100% na comparticipação dos medicamentos para os pensionistas de menores rendimentos", que "significa a possibilidade de os pensionistas terem acesso integral aos medicamentos e não terem que escolher por falta de rendimentos". "É uma melhoria muito significativa face ao que acontecia no tempo do governo socialista", disse.

Depois, saudou também o "aumento de 550 euros para 600 euros do complemento solidário para idosos". "É um primeiro passo no sentido de atingir os 820 euros de complemento solidário para idosos no final da legislatura. Significa que os pensionistas que beneficiam vão ter mais 50 euros mensais de rendimento a partir já do próximo mês", concluiu.

"O Governo está a governar. Estas medidas, ao contrário do que o Partido Socialista (PS) disse, estavam no programa eleitoral da Aliança Democrática (PSD/CDS-PP/PPM) e estão no programa de Governo. Por isso, é importante, é sinal que o Governo está a governar, está a cumprir o seu programa, mas acima de tudo significa que o Governo está preocupado em resolver os problemas dos pensionistas e reformados mais carenciados, que vivem com maiores dificuldades", continuou o líder parlamentar centrista.

Por isso, o partido saúda "vivamente" as medidas aprovadas, "que significam que o Governo está, efetivamente, a aplicar a sua política social, principalmente para aqueles que mais precisam".

O Governo aprovou, esta quinta-feira, três medidas dirigidas aos pensionistas com menores capacidades financeiras, anunciou o primeiro-ministro, Luís Montenegro, no final da reunião do Conselho de Ministros.

"Ao abrigo do programa do Governo (...) o Conselho de Ministros aprovou hoje três medidas da máxima importância dirigida aos pensionistas que têm mais baixos rendimentos", anunciou, referindo-se ao aumento para 100% do nível de comparticipação dos medicamentos com receita médica, ao aumento do Complemento Solidário para Idosos (CSI), em 50 euros, com efeitos imediatos, e a eliminação dos filhos como fator de exclusão do CSI.

Leia Também: A "olhar carenciados", AD foi buscar medida do PS? "Governo não adivinha"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório