Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

"A obra de António-Pedro Vasconcelos perdurará, será sempre lembrada"

O PSD lamentou a morte do cineasta português, aos 84 anos.

"A obra de António-Pedro Vasconcelos perdurará, será sempre lembrada"
Notícias ao Minuto

11:17 - 06/03/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política PSD

O Partido Social Democrata (PSD) endereçou condolências à família e amigos do cineasta português António-Pedro Vasconcelos, que morreu, esta quarta-feira, aos 84 anos. 

Numa publicação divulgada na rede social X (antigo Twitter), o partido liderado por Luís Montenegro considerou que o cinema e a cultura portuguesa "ficam hoje mais pobres".

"O cinema, a cultura portuguesa, ficam hoje mais pobres. A obra do cineasta António Pedro Vasconcelos perdurará, será sempre lembrada. À sua família e amigos, enviamos as nossas sentidas condolências", lê-se. 

Recorde-se que a notícia da morte de António-Pedro Vasconcelos foi inicialmente avançada por João Soares, ex-ministro da Cultura, e entretanto confirmada pela família, em comunicado. 

"A família de António-Pedro Vasconcelos informa que o nosso A-PV partiu esta noite, a poucos dias de completar 85 anos de uma vida maravilhosa", lê-se na referida nota. 

Nascido em Leiria em 10 de março de 1939, António-Pedro Vasconcelos foi realizador, produtor, crítico e professor, tendo fundado o Centro Português de Cinema, como indica a biografia patente na Academia Portuguesa de Cinema.

A par do cinema, tendo assinado vários êxitos de bilheteira, como 'A Bela e o Paparazzo' (2010), António-Pedro Vasconcelos também foi crítico de literatura e cinema, cronista e comentador televisivo, "com forte intervenção cívica", como escreveu José Jorge Letria no livro de entrevista com o realizador, "Um cineasta condenado a ser livre" (2016).

Um dos campos de intervenção foi a Associação Peço a Palavra, que se bateu publicamente contra a privatização da TAP. "Hoje, mais do que nunca, temos a certeza que o nosso A-PV, que tanto lutou para que todos fôssemos mais justos, mais corretos, mais conscientes, sempre tão sérios e dignos como ele, será sempre um Imortal", escreveu a família. 

'O Lugar do Morto' (1984), 'Jaime' (1999), 'Os Imortais' (2003) e 'Call Girl' (2007) são outros filmes populares que fazem parte do currículo do cineasta. 

Leia Também: "Tanto que te devemos". Catarina Martins lembra António-Pedro Vasconcelos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório