A líder do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, acusou, esta sexta-feira, o Partido Socialista de fazer "exatamente o que a direita pede" no que diz respeito ao alojamento local (AL).
"O PS faz sobre o alojamento local exatamente o que a Direita pede: nada impede que o AL exista e continue nos atuais moldes, incidência e densidade que tem nas grandes cidades", escreveu na rede social Twitter, um dia após o Parlamento ter aprovado uma série de medidas do programa Mais Habitação.
Na nota, a bloquista afirmou que "as licenças que já existiam vão continuar a existir" e "onde já havia AL a mais vai continuar a existir AL a mais".
Mariana Mortágua lamentou ainda que o PS tenha recuado "até na medida que permite que condomínios impeça um alojamento local" e que exija agora que "tenham de ser dois terços da composição do condomínio a impedir a sua instalação".
"Tudo isto é ilegal, porque há um acórdão do tribunal que deixa muito claro que em casas de habitação é ilegal ter alojamento local", defendeu.
O PS faz sobre o alojamento local exatamente o que a direita pede: nada impede que o AL exista e continue nos atuais moldes, incidência e densidade que tem nas grandes cidades. pic.twitter.com/vCYaJYAocq
— mariana mortágua (@MRMortagua) July 7, 2023
A líder do BE já tinha anunciado esta sexta-feira que o partido votará contra o pacote Mais habitação se forem 'chumbadas' em plenário três propostas rejeitadas na especialidade.
"O programa Mais Habitação foi aprovado pelo PS rejeitando todas as propostas do BE, mas aceitando propostas de alteração do próprio PS, que recuam em aspetos essenciais", criticou.
Leia Também: Autarcas do PSD dizem que Mais Habitação não resolve problemas