A Iniciativa Liberal (IL) revelou que o líder do partido, Rui Rocha, irá leiloar o fato que foi atingido por um pó verde durante um comício, em Lisboa, e que o valor reverterá a favor da Associação Acreditar.
Numa nota, nas redes sociais, o partido confirmou que "fez queixa do ataque com pó verde", mas adiantou que "Rui Rocha não vai pedir indemnização pelo fato".
"Rui Rocha vai leiloar o fato e o valor recebido será revertido para a Associação Acreditar", acrescentou.
A Iniciativa Liberal fez queixa do ataque com pó verde. Rui Rocha não vai pedir indemnização pelo fato.
— Iniciativa Liberal (@LiberalPT) May 11, 2025
Rui Rocha vai leiloar o fato e o valor recebido será revertido para a Associação Acreditar. pic.twitter.com/gsRt2kSCF1
Sublinhe-se que o líder da AD, Luís Montenegro, foi alvo de um ataque semelhante durante a campanha eleitoral para as eleições legislativas de 10 de março de 2024.
O ativista climático responsável pelo protesto acabou por condenado a pagar uma multa de 1600 euros por ter estragado a roupa do então candidato a primeiro-ministro e de uma fotógrafa do CDS.
Este domingo, o líder da IL foi atingido com pó verde quando dois jovens subiram ao palco, um deles com um cartaz em que se lia "para a nossa espécie não ficar extinta, fim ao fóssil 2030".
Logo de seguida, o outro jovem, atirou pó verde contra Rui Rocha, tendo depois ambos sido retirados do palco pela equipa da IL.
Rocha reagiu ao incidente afirmando que todos têm o direito a falar, retirando o 'blazer', mas continuando a discursar com a cara coberta por tinta verde.
O protesto foi reivindicado pelo movimento estudantil Fim ao Fóssil, que indicou, em comunicado às redações, que "estudantes" interromperam o comício para questionar Rui Rocha sobre "se irá comprometer com Fim ao Fóssil até 2030.
"Ao afirmar que não, os estudantes cobriram Rui Rocha com pó verde de Carnaval", lê-se.
Leia Também: Eis o momento em que Rui Rocha é atingido com pó verde por ativistas