"Nada o justifica". Montenegro manifesta solidariedade à IL

O líder da AD e primeiro-ministro manifestou a sua solidariedade para com o líder da IL, que foi hoje atingido com pó de tinta verde num comício em Lisboa, considerando que o debate "nunca pode ser feito com violência".

Notícia

© PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP) (Photo by PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images

Lusa
11/05/2025 19:14 ‧ ontem por Lusa

Política

Legislativas

Numa publicação na sua conta oficial na rede social X, Luís Montenegro recordou que, na campanha de há um ano, também ele foi alvo de um ataque por ativistas climáticos, quando entrava na Bolsa de Turismo de Lisboa.

 

"Por mais defensáveis que possam ser as causas, o debate justo e aberto nunca pode ser feito com violência ou ataques à integridade de ninguém. Hoje, Rui Rocha da Iniciativa Liberal, como nós na AD há um ano, foi alvo de um ataque. Nada o justifica. Deixamos toda a nossa solidariedade à IL", escreveu.

Rui Rocha foi hoje atingido com pó de tinta verde durante um comício em Lisboa por dois ativistas que apareceram no palco onde discursavam com um cartaz contra os combustíveis fósseis.

O líder da IL estava a meio do seu discurso durante o comício de Lisboa, quando dois jovens subiram ao palco, um deles com um cartaz em que se lia "para a nossa espécie não ficar extinta, fim ao fóssil 2030".

Após terem trocado umas palavras, e Rui Rocha ter cumprimentado os dois ativistas, o outro jovem, com uma garrafa de 'spray', atirou tinta verde contra a cara e o dorso de Rui Rocha, tendo depois ambos sido retirados do palco pela equipa da IL.

Rocha reagiu ao incidente afirmando que todos têm o direito a falar, retirando o 'blazer', mas continuando a discursar com a cara coberta por tinta verde.

"Esta é a casa da liberdade, onde todos direito a falar, mas nós também temos direito a falar e a ter as nossas escolhas. Esta é a casa da liberdade", disse, quando os dois ativistas foram retirados do palco.

Leia Também: Eis o momento em que Rui Rocha é atingido com pó verde por ativistas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas