Meteorologia

  • 13 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 22º

É impossível, "em nome de qualquer bom senso", manter Galamba no Governo

Bloco de Esquerda quer António Costa na comissão de inquérito à TAP.

É impossível, "em nome de qualquer bom senso", manter Galamba no Governo
Notícias ao Minuto

12:43 - 19/05/23 por Notícias ao Minuto

Política Pedro Filipe Soares

À semelhança do que já referiram outros partidos esta manhã, nomeadamente a Iniciativa Liberal e o Chega, o Bloco de Esquerda também solicita a presença de António Costa na Comissão Parlamentar de Inquérito à TAP para esclarecer a intervenção do SIS na polémica que envolve cenas de pancadaria no Ministério da Infraestruturas.

Para Pedro Filipe Soares é preciso esclarecer bem a “fita do tempo” do que sucedeu na noite de 26 de abril, havendo segundo este deputado várias contradições, quer por parte de João Galamba quer de António Costa.

Posto isto, e não obstante de que lado esteja a razão, o Bloco de Esquerda “manifesta a impossibilidade de, em nome de qualquer bom senso - manter João Galamba no governo".

Em declarações aos jornalistas no parlamento, o líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, defendeu que também o primeiro-ministro "não pode ficar impávido e sereno" pelo que considera serem contradições entre os depoimentos da chefe de gabinete, Eugénia Correia, e do ministro das Infraestruturas.

Posto isto, apresentou hoje um requerimento para ouvir o primeiro-ministro, "de preferência presencialmente", e o diretor do SIS e a secretária-geral do SIRP na comissão de inquérito à TAP.

O BE pediu ainda acesso às cópias dos protocolos entre o Governo e os serviços secretos que foram invocados pela chefe de gabinete do ministro João Galamba, Eugénia Correia, para ter contactado o Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) na noite de 26 de abril, por alegado roubo de um computador do Estado pelo ex-adjunto Frederico Pinheiro.

"Por lei, sabemos que o primeiro-ministro e o Presidente da República podem escolher responder por escrito, mas consideramos que, face à gravidade da matéria, António Costa devia responder presencialmente", defendeu.

[Notícia atualizada às 12h55]

Leia Também: Montenegro pede demissão de Galamba e substituição da líder do SIRP

Recomendados para si

;
Campo obrigatório