João Pinheiro 'chumbado' no dérbi: "Grande em altura, não como árbitro"

Especialistas de arbitragem unânimes ao considerar que ficou por exibir um cartão vermelho a Nicolás Otamendi e por assinalar uma grande penalidade a favor do Benfica.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
11/05/2025 06:23 ‧ há 2 semanas por Notícias ao Minuto

Desporto

I Liga

Os especialistas de arbitragem foram, este domingo, unânimes no 'chumbo' a João Pinheiro, fruto da exibição assinada no empate a uma bola entre Benfica e Sporting, que adia a atribuição do título de campeão nacional para a 34.ª e última jornada da I Liga.

 

No jornal O Jogo, os antigos juizes Jorge Coroado, José Leirós e Fortunato Azevedo defenderam que, logo ao 17.º minuto, Nicolás Otamendi deveria ter visto o cartão vermelho direto, por, "de forma clara", ter derrubado Pedro Gonçalves à entrada da grande área encarnada, impedindo uma "clara ocasião de golo".

Uma opinião partilhada por Pedro Henriques, no jornal A Bola: "A infração ocorre fora da área de penálti (início da ação), e, ao cortar uma clara oportunidade de golo, deveria ter sido punido com livre direto e cartão vermelho".

O ex-juiz considerou, ainda, que ficou um "pontapé de penálti por assinalar" a favor dos encarnados, quando, aos 25 minutos, "Zeno Debast, sem qualquer interesse em jogar o esférico, aquando de uma bola parada, e no interior da área leonina, acaba por, de forma deliberada e com ambas as mãos, por empurrar o peito do defesa-central encarnado Otamendi".

Para Jorge Coroado, esta é uma grande penalidade "claríssima", pelo que, "se o VAR não viu, não faz lá nada". José Leirós concordou, visto que "Debast nunca quis jogar a bola", assim como Fortunato Azevedo", que aponta uma irregularidade "clara e objetiva".

"Sem ajuda do VAR em dois lances nas áreas, Pinheiro mostrou personalidade", referiu o antigo árbitro, na apreciação final. Jorge Coroado, por seu lado, acabou por ser bem mais veemente: "É grande em altura, mas não como árbitro. Temeroso, sem rigor".

Leia Também: Pedidos de penálti e expulsão: Os casos (polémicos) do Benfica-Sporting

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Otamendi dá o mote para a final da Taça ante o Sporting: "Que a raiva..."

Benfica

Otamendi dá o mote para a final da Taça ante o Sporting: "Que a raiva..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sabe o que pode (e deve) fazer se vislumbrar carros abandonados na rua?

ACP

Sabe o que pode (e deve) fazer se vislumbrar carros abandonados na rua?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas