Santos Silva 'presidente sombra'? "Relacionamento é muitíssimo bom"
Marcelo Rebelo de Sousa foi instado a comentar o perfil mais interventivo de Augusto Santos Silva como presidente da Assembleia da República: "O que cada qual entende sobre o que é o exercício das suas funções e o que é a sua visão do país e do seu futuro perante o país - isso é de cada qual, o Presidente da República não tem de se pronunciar sobre isso".

© Global Imagens

Política Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa foi confrontado, esta quarta-feira, sobre a forma de agir de Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República - mais interventivo que o antecessor, Eduardo Ferro Rodrigues -, sendo questionado se existe um género de 'Presidente da República sombra'. O chefe de Estado retorquiu que "nunca comenta os outros titulares de órgãos do poder político".
"O relacionamento com o senhor presidente da Assembleia da República é muitíssimo bom, desde o tempo em que foi ministro dos Negócios Estrangeiros e, como imagina, viajámos por todo o mundo", sublinhou, adiantando que pôde "apreciar as suas qualidades" e "verificar a preocupação e o sentido de Estado que, naturalmente, são qualidades que mostrou naquele cargo e, como presidente da Assembleia pode demonstrar - e tem demonstrado".
Assim, Marcelo adiantou "não comentar" a forma como Santos Silva exerce o mandato: "O que cada qual entende sobre o que é o exercício das suas funções e o que é a sua visão do país e do seu futuro perante o país - isso é de cada qual, o Presidente da República não tem de se pronunciar sobre isso".
Já quanto à comparação com o modo como Ferro Rodrigues foi mais 'recatado' no exercício do mandato como presidente do Parlamento, o atual chefe de Estado vincou que "não há duas pessoas iguais".
"Com a minha provecta idade, conheci um presidente da Assembleia Constituinte, conheci todos os presidentes da Assembleia da República e tiveram perfis muitíssimo diferentes. Cada perfil é um perfil para um momento histórico; não vou comentar isso", concluiu Marcelo Rebelo de Sousa.
Leia Também: Fundos europeus? "Ideia é taxa de execução alta, o mais alta possível"
Comentários
Regras de conduta dos comentários