Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

JMJ? "Decisões de milhões tomadas nas costas de toda a gente"

Líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, reagiu à polémica dos custos associados à Jornada Mundial da Juventude.

JMJ? "Decisões de milhões tomadas nas costas de toda a gente"
Notícias ao Minuto

11:50 - 27/01/23 por Daniela Carrilho

Política Bloco de Esquerda

A líder do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins falou sobre a polémica sobre os custos gastos pelo Estado na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza este ano, em Lisboa.

"Fiquei absolutamente perplexa com declarações absolutamente contraditórias, que não explicaram nada, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e do Presidente da República. Também registei o silêncio da maioria absoluta, que também decidiu que as JMJ viessem e como ia ser gasto o dinheiro", começou por dizer Catarina Martins, à margem de uma visita ao Teatro Letes, no Algarve.

A líder bloquista salientou que o BE "anda há meses a pedir esclarecimentos à CML", mas sem sucesso.

"Votámos contra no Orçamento de Estado de aumentar os limites para os ajustes diretos que permitem estas decisões de milhões tomadas nas costas de toda a gente", afirma ainda.

Recorde-se que a Jornada Mundial da Juventude, considerada o maior acontecimento da Igreja Católica, vai decorrer entre 01 e 06 de agosto, sendo esperadas cerca de 1,5 milhões de pessoas.

Sublinhe-se que o investimento total para receber o Papa Francisco está envolto em polémica devido aos custos. Segundo as previsões anunciadas pela Câmara Municipal de Lisboa, o evento deverá superar os 20 milhões de euros. A autarquia, através do presidente, Carlos Moedas, garante que o palco e muitas das estruturas serão reutilizadas para outros eventos.

[Notícia atualizada às 11h57]

Leia Também: Bloco quer que Porto atualize plano para sem-abrigo devido ao frio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório