Procurar

Tarifas? Bloco de Esquerda quer "posição forte" da União Europeia

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, defendeu hoje que a União Europeia deve tomar "uma posição forte" relativamente aos Estados Unidos da América (EUA), em vez de manter uma "atitude de total subserviência".

Tarifas? Bloco de Esquerda quer "posição forte" da União Europeia

© Flickr/ Esquerda.net/ Ana Mendes

Lusa
12/07/2025 20:25 ‧ há 1 mês por Lusa

"Há posições fortes que podem ser tomadas. A União Europeia pode ter um papel de regulação das redes sociais e dos grandes gigantes de tecnologia norte-americanos", afirmou Mariana Mortágua, ao comentar à agência Lusa a imposição de tarifas de 30% sobre todos os produtos da União Europeia hoje anunciada pelo Presidente dos EUA, Donald Trump.

 

A líder do BE, que ao final da tarde participou em Viseu na 13.ª edição do evento Sementeira, considerou que a União Europeia tem poder para "travar os gigantes norte-americanos no espaço europeu".

"Isto faz mossa à economia norte-americana e pode ser feito. É preciso é querer fazer e ter essa visão", frisou.

A deputada única do BE lembrou que "há muito tempo que Trump vem ameaçando com esta política tarifária que vai afetar muito a indústria europeia e a indústria portuguesa".

"E aquilo a que temos assistido, em vez de uma posição firme por parte da União Europeia e até do Governo português, é uma tentativa de subserviência como forma de aplacar os instintos competitivos de Donald Trump", lamentou.

Mariana Mortágua criticou que a aposta seja "na economia militarizada como uma forma de fazer frente à política industrial de Donald Trump e à própria estagnação económica da União Europeia", o que não tem dado resultados.

"A União Europeia está a perder a corrida da inovação tecnológica, a corrida da transição climática, a corrida do seu próprio Estado social, e tem que compreender que não vai conseguir recuperar nem fazer frente à política expansionista de Donald Trump numa atitude de total subserviência à política militarizada e aos interesses dos Estados Unidos da América", sublinhou.

Donald Trump anunciou hoje a imposição de tarifas de 30% sobre todos os produtos da União Europeia e do México, a partir de 01 de agosto.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, já disse que Bruxelas continua disposta a negociar com os EUA para chegar a um acordo antes dessa data.

Von der Leyen reiterou, em comunicado, que Bruxelas continua disposta a "trabalhar para chegar a um acordo até 01 de agosto", mas alertou que também "tomará todas as medidas necessárias para salvaguardar" os seus interesses, "incluindo a adoção de contramedidas proporcionais, se necessário".

Leia Também: Tarifas? Com ou sem acordo, UE "unida" na saúde e na doença. As reações

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10