Meteorologia

  • 10 AGOSTO 2022
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 26º

"Políticas escritas por um membro ou pelo presidente têm o mesmo valor"

O ex-presidente do partido anunciou o fim da sua presidência cinco semanas antes do fim do mandato.

"Políticas escritas por um membro ou pelo presidente têm o mesmo valor"

O Volt Portugal esclareceu, esta quinta-feira, em comunicado, que, embora Tiago Matos Gomes, ex-presidente do partido, se tenha desfiliado no dia 22 de maio - 5 semanas antes do fim do seu mandato -, "as políticas são mensuradas pelo seu valor científico e argumentos que as sustentam, e não por quem as propõe".

Quer isto dizer, segundo o partido, que "as políticas escritas por um membro que entra hoje, ou pelo presidente, têm o mesmo valor, passando pelo processo democrático de igual forma, sendo avaliadas e votadas por todos os membros".

Em nota enviada ao Notícias ao Minuto, o Volt esclareceu que "é um partido onde todos os membros podem contribuir para a elaboração do mapa de políticas do partido e para os programas eleitorais, tanto a nível nacional como a nível Europeu".

Salientou ainda que não se posicionam "nem à esquerda, nem à direita", não decidindo as suas políticas com base em divisões ideológicas. 

O Volt Europa é um partido federalista e "pan-europeu" que surgiu internacionalmente como movimento em março de 2017, como reação ao 'Brexit', iniciado por um coletivo de estudantes nos EUA. Andrea Venzon é o fundador deste movimento, que já é partido político em vários países europeus, nomeadamente em Portugal, Alemanha, Bulgária, Bélgica, Espanha, Holanda, Itália, Áustria, Luxemburgo, Dinamarca, França, Reino Unido ou Suécia.

O movimento, que surgiu em Portugal a 28 de dezembro de 2017 e foi oficializado como partido político pelo Tribunal Constitucional em junho de 2020, conta com um eurodeputado no Parlamento Europeu, Damian Boeselager, eleito pelo Volt Alemanha nas eleições de maio de 2019.

Leia Também: OE2022. PS "aprovou mais de 100 propostas", PSD critica "rolo compressor"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório