Livre fala em "derrota de Putin" e defende que Macron deve ouvir Esquerda

O Livre congratulou-se hoje com a reeleição de Emmanuel Macron contra Marine Le Pen, da extrema-direita, nas presidenciais francesas, considerando que constitui também "uma derrota de Putin e daqueles que querem o colapso da União Europeia". 

Notícia

© Global Imagens

Lusa
24/04/2022 23:10 ‧ 24/04/2022 por Lusa

Política

Presidenciais em França

Em comunicado, este partido assinala, porém, que o resultado de Le Pen "é mesmo assim o mais alto de sempre, demasiado alto", e critica a atuação dos atuais dirigentes europeus, incluindo Macron, responsabilizando-o pelo descontentamento manifestado por muitos franceses.

"Para a construção de um futuro mais igualitário, Macron terá de ouvir os representantes da esquerda, entre os quais Jean-Luc Mélenchon que na primeira volta teve 21% dos votos, e da esquerda verde francesa, representada por Yannick Jadot com 4,5% dos votantes", defende o Livre.

Neste comunicado, o partido que é representado no parlamento por Rui Tavares realça que é uma força política europeísta e "congratula-se com a vitória de Emmanuel Macron, europeísta convicto" e "felicita os franceses" por terem bloqueado "o acesso da extrema direita ao poder".

O Livre refere que esta "é uma derrota de Marine Le Pen e do seu projeto nacionalista, xenófobo e racista", mas sustenta que para afastar a extrema-direita de modo decisivo "é preciso uma união social, democrática e ecológica". 

Segundo as projeções de resultados da segunda volta das eleições presidenciais em França, o Presidente em exercício, Emmanuel Macron, centrista liberal, foi reeleito com cerca de 58% dos votos, contra Marine Le Pen, da extrema-direita, que teve aproximadamente 42% e reconheceu de imediato a derrota.

Na primeira volta destas eleições, em 10 de abril, Emmanuel Macron foi o mais votado, com aproximadamente 28%, e Marine Le Pen ficou em segundo lugar, com cerca de 23%.

Macron foi eleito Presidente de França em 07 de maio de 2017 com cerca de 66% dos votos, também à segunda volta, que disputou igualmente com Marine Le Pen, e tomou posse uma semana depois.

Leia Também: Costa felicita Macron e encara "com entusiasmo" cooperação com França

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas