Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Costa felicita Macron e encara "com entusiasmo" cooperação com França

Atual presidente francês foi reeleito este domingo.

Costa felicita Macron e encara "com entusiasmo" cooperação com França
Notícias ao Minuto

19:53 - 24/04/22 por Hélio Carvalho

Política Eleições França

O primeiro-ministro, António Costa, já felicitou o presidente francês pela sua reeleição nas presidenciais desde domingo, olhando com "entusiasmo" para a vitória em França.

As primeiras projeções apontam para uma vitória de cerca de 58% de Emmanuel Macron contra Marine Le Pen, que terá ficado pelos 43%.

Numa mensagem no Twitter, o primeiro-ministro português destacou que "o povo francês demonstrou uma vez mais o seu compromisso com o projeto europeu".

"É com grande entusiasmo que encaro a perspetiva de continuarmos a trabalhar em conjunto nos próximos quatro anos", acrescentou.

A candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, derrotada mais uma vez, já fez o seu discurso de derrota, assumindo a mesma, mas vincando a forte subida obtida desde 2017 e apontando baterias para as eleições legislativas em junho.

Ao contrário do que acontece em Portugal, as projeções não são feitas com base em sondagens à boca das urnas, mas sim através da abertura de urnas em freguesias-tipo, que tendem a espelhar a realidade nacional.

Na primeira mão das eleições, Emmanuel Macron, do La République En Marche!, venceu com 27,8% dos votos. Marine Le Pen, do Rassemblement National, obteve 23,2%, à frente dos 22% de Jean-Luc Mélenchon, o único candidato da esquerda a ter uma prestação significativa face ao desastre eleitoral do resto da esquerda - especialmente dos socialistas e de Anne Hidalgo.

Em 2017, Macron foi eleito pela primeira vez presidente dos franceses, depois de vencer confortavelmente Marine Le Pen.

[Notícia atualizada às 19h55]

Leia Também: França. Emmanuel Macron releito com 58,2%

Recomendados para si

;
Campo obrigatório