Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 28º

"Bloco condenou desde o primeiro momento a intervenção de Vladimir Putin"

Partido recorreu às redes sociais para esclarecer que votou ontem a favor da condenação à invasão russa e de reconhecimento da candidatura da Ucrânia à UE.

"Bloco condenou desde o primeiro momento a intervenção de Vladimir Putin"
Notícias ao Minuto

15:06 - 02/03/22 por Notícias ao Minuto

Política Bloco de Esquerda

O Bloco de Esquerda (BE) esclareceu, esta quarta-feira, através do Twitter, que o partido votou ontem a favor da condenação à invasão russa e de reconhecimento da candidatura da Ucrânia à UE.

O partido resolveu publicar um direito de resposta a um editorial do Diário de Notícias, explicando que o mesmo se baseia em "três mentiras".

Além do voto de ontem, as outras "mentiras" têm a ver com o facto de o partido não ter, alegadamente, participado na manifestação de Lisboa com base na "aparente desculpabilização do impulso russo".

Ora, segundo o Bloco, o partido não só participou, na figura da coordenadora Catarina Martins - que até prestou declarações à comunicação social - como "apelou publicamente à participação na manifestação em frente à embaixada da Federação Russa".

"O Bloco de Esquerda condenou em todos os momentos a invasão imperialista russa", garante através da sua página oficial.

Também o eurodeputado do partido José Gusmão usou o Twitter para esclarecer que, na votação de ontem, o BE esteve "a favor", partilhando inclusive a ata.

José Gusmão explica que, de facto, o partido se absteve numa outra votação, ainda antes do início da invasão militar, no qual foi aprovado um pacote de assistência macrofinanceira à Ucrânia, no valor de 1,2 mil milhões de euros.

No entanto, esta terça-feira, 1 de março, os bloquistas já votaram a favor, no caso de uma resolução que pede às instituições da União Europeia esforços para reconhecer a Ucrânia como candidata à adesão ao bloco comunitário e para sancionar mais severamente a Rússia.

Segundo o partido, os eurodeputados do Bloco dizem, na declaração de voto que entregaram, que votaram "a favor da resolução no seu conjunto, apesar das divergências manifestadas porque o seu fundamental garante um quadro de ações e sanções que enfraquecem a capacidade económica da Rússia para prosseguir a invasão da Ucrânia".

Leia Também: "Ninguém sairá vencedor se uma nova guerra eclodir na Europa"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório