Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Aumento de remessas traduz "confiança no país"

O secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, defendeu hoje que o aumento das remessas dos emigrantes em 2013 traduz "confiança no país" por parte das comunidades e também está relacionado com o crescimento da emigração na última década.

Aumento de remessas traduz "confiança no país"
Notícias ao Minuto

12:43 - 25/03/14 por Lusa

Política José Cesário

As remessas dos emigrantes subiram 9,6% no ano passado, superando pela primeira vez os 3 mil milhões de euros, de acordo com os dados do Boletim Estatístico, divulgado na segunda-feira pelo Banco de Portugal.

Este aumento "traduz confiança no país por parte das comunidades e também um grande sentido de solidariedade para com o país, com os familiares que cá têm e com os portugueses em geral", disse à Lusa José Cesário.

Questionado sobre se o envio de mais dinheiro pelos emigrantes para Portugal está relacionado com o crescimento da emigração nos últimos anos, o governante disse que sim, mas sublinhou que quem envia dinheiro são principalmente as pessoas que "já estão há alguns anos [fora], pelo menos há dois, três, quatro anos".

"Praticamente desde 2004/2005, há um aumento da emigração portuguesa. Evidentemente que parte destes resultados também se devem a esse fenómeno, sem qualquer sombra de dúvida, mas a maior parte dos valores são enviados por pessoas que já estão estabilizadas nos respetivos países", sustentou.

Ao enviar as poupanças para Portugal, os portugueses demonstram que têm "uma grande confiança no país, porque não enviariam dinheiro se não tivessem confiança nas instituições e bancos portugueses, e têm como objetivo ou regressar ou fazer investimentos" no país, considerou José Cesário.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório