Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Pedir desculpas com autenticidade" aos emigrantes, frisa Isabel Moreira

A deputada socialista comentou a votação dos emigrantes e afirmou que Rui Rio "desertou em função do círculo eleitoral que lhe convinha" quando alegou que muitos dos votos realizados no círculo europeu não vinham acompanhados do documento de identificação dos eleitores.

"Pedir desculpas com autenticidade" aos emigrantes, frisa Isabel Moreira
Notícias ao Minuto

09:44 - 17/02/22 por Beatriz Maio

Política Isabel Moreira

Após ser revelado, na terça-feira, que o Tribunal Constitucional decidiu que será repetida a votação dos emigrantes do círculo da Europa, Isabel Moreira deixou o seu ponto de vista nas redes sociais, salientando que temos que "pedir humildemente desculpas" e esperar que votem novamente.

Na sequência das reclamações do PSD, que alegava que muitos dos votos realizados no círculo europeu não vinham acompanhados do documento de identificação dos eleitores, Rui Rio voltou a dar a sua opinião, divulgando que os que estão a favor da alteração da lei no sentido do eleitor não ter de se identificar, promovem a "golpada".

Isabel Moreia defende que é necessário "pedir desculpas com autenticidade" e relembra que os partidos concordaram em ter por válidos os votos sem fotocópia do Cartão de Cidadão, chegando a "um entendimento dúbio da CNE [Comissão Nacional de Eleições]". No entanto, frisa que Rui Rio "desertou em função do círculo eleitoral que lhe convinha. Isto é um favor ao discurso anti-sistema".

"Neste momento temos de pedir desculpa" aos emigrantes, expressou nas redes sociais, onde acrescentou: "É um absurdo partir para a busca de responsabilidades criminais, de resto, contra os seus próprios delegados, como faz Rui Rio". A deputada socialista mostrou-se indignada e terminou com um apelo: "Haja decência. Por parte de todos ."

A decisão foi tomada depois de mais de 80% dos votos dos emigrantes do círculo da Europa terem sido considerados nulos, na sequência da queixa-crime apresentada no Ministério Público pelo PSD, PAN, Chega, LIVRE e Volt.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) considerou, na passada quarta-feira, que alguns partidos interpretaram incorretamente a dispensa de cópia de documento de identificação para se aceitar o voto por via postal.

Leia Também: Chega elogia decisão "sensata" do TC e fará 'campanha' nas comunidades

Recomendados para si

;
Campo obrigatório