Meteorologia

  • 26 JUNHO 2022
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 22º

Marcelo falou com Jerónimo de Sousa e deseja-lhe "rápida recuperação"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou por telefone com o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, após saber que será submetido a uma intervenção cirúrgica urgente, e deseja-lhe rápida recuperação.

Marcelo falou com Jerónimo de Sousa e deseja-lhe "rápida recuperação"
Notícias ao Minuto

11:03 - 11/01/22 por Lusa

Política Operação

"Ao tomar conhecimento da intervenção cirúrgica urgente a que Jerónimo de Sousa terá de se submeter, o Presidente da República falou telefonicamente com o secretário-geral do Partido Comunista Português, desejando que tudo corra bem e que possa ter uma rápida e boa recuperação, regressando logo que possível à sua importante atividade política e partidária", lê-se numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet.

Esta nota foi publicada perto das 11:00, menos de meia hora depois de o PCP ter divulgado que Jerónimo de Sousa vai ser submetido a uma intervenção cirúrgica urgente na quarta-feira e irá falhar a campanha das eleições legislativas enquanto estiver a recuperar, sendo substituído por João Ferreira e João Oliveira.

Durante a tarde, à saída do Museu de Marinha, em Lisboa, questionado pela comunicação social sobre o impacto da ausência de um líder partidário na campanha para as legislativas de 30 de janeiro, o chefe de Estado respondeu: "Eu sobre isso só queria dizer que falei com ele hoje telefonicamente, desejei-lhe as melhores felicidades".

"Sei bem o que são intervenções feitas em termos de minorar situações cardiovasculares. Mas obviamente que no caso do secretário-geral do PCP, naturalmente, com uma acuidade e uma complexidade porventura um bocadinho maiores. Desejo-lhe todas as felicidades e que recupere rapidamente na sua saúde, é aquilo que todos lhe desejamos, todos os portugueses", acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa, escusando-se a fazer mais comentários sobre este assunto.

De acordo com um comunicado divulgado pelo partido, o secretário-geral do PCP vai ser submetido a "uma intervenção cirúrgica urgente da estenose carotídea (à carótida interna esquerda), que não pode ser adiada para depois das eleições".

O PCP indica que o seu líder será internado na quarta-feira e prevê que "retome no final da próxima semana a sua intervenção política, nomeadamente na campanha eleitoral em curso para a Assembleia da República".

"Durante os dias de internamento e recuperação, mantém-se a agenda com as ações de campanha programadas para o secretário-geral, nas quais a partir de amanhã e durante este período será substituído pelos camaradas João Ferreira e João Oliveira, membros da Comissão Política e candidatos à Assembleia da República", acrescenta-se no comunicado.

João Oliveira é o líder parlamentar do PCP. João Ferreira deixou o cargo de eurodeputado em julho de 2021 para se dedicar à candidatura autárquica em Lisboa. Foi candidato a Presidente da República no ano passado e é atualmente vereador na Câmara Municipal de Lisboa.

Tanto João Ferreira como João Oliveira integram a Comissão Política do Comité Central do PCP.

[Notícia atualizada às 17h52]

Leia Também: Jerónimo de Sousa operado de urgência falha campanha por 10 dias

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório